dc.contributor.advisor1 |
VIDEIRA, Piedade Lino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIDEIRA, Piedade L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS , Elzanir dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA , Zildene Francisca. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho aqui apresentado tem como título O uso da Música no Processo de
Aprendizagem na Educação Infantil e intenciona apresentar uma reflexão sobre como
educadoras desta fase do ensino introduzem esse recurso em suas metodologias. O
objetivo geral desse estudo é analisar como as educadoras utilizam a música na sala de
aula na Educação Infantil. O objetivo geral desdobrou-se nos objetivos específicos:
investigar com quais objetivos as professoras utilizam a música na sala de aula;
observar como os educandos reagem quando se trabalha com música na sala de aula.
Trazendo também para essa reflexão, a Arte, já que a música representa uma de suas
linguagens. Essa investigação inscreve-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. Os
instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e a entrevista com as
educadoras, Marta e Lúcia, sendo que estes nomes são fictícios a fim de manter
guardada a identidade de ambas. Elas lecionam numa instituição de Educação Infantil
da cidade de Cajazeiras/PB, nas séries de nível II e III. A investigação revelou que elas
por vezes utilizam canções em suas aulas de maneira espontânea, sem relacioná-las ao
conteúdo escolar e sem ampliar o gosto musical das crianças, como também
desconhecem como utilizar a música como recurso didático-pedagógico em sala de aula
de maneira significativa. Foi possível perceber ainda, que as educadoras não aproveitam
para enriquecer o gosto musical das crianças trazendo outras canções que possivelmente
elas não tenham acesso fora da sala de aula. Por fim, através desse trabalho foi possível
constatar algumas das contribuições do uso da música como forma de promover o
desenvolvimento integral da criança facilitando a aprendizagem de conteúdos escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The work presented here has as its theme The use of Music in Childhood Education
Learning Process. In this way it presents a reflection on how educators of Childhood
Education introduce this resource in their methodologies, also bringing to this reflection
Art, since Music represents one of its languages. This investigation registers as a
qualitative type research, based on some principles of Case Study. It had locus in the
São José Nursery in Cajazeiras city – PB. The instruments used for the data collection
were the observation and the interview with the teachers of Childhood Education Marta
and Lúcia, whose names are fictitious in order to safeguard the identity of both. They
teach in level one and level two grades. The investigation revealed that the educators
sometimes employ some songs in their classes spontaneously, without relate them to the
content or even without taking into account the children’s musical taste, as well as they
do not know how to use this resource. It was also possible to realize that the educators
do not take advantage of these moments to enrich the children’s musical taste bringing
other songs that they possibly do not have access outside the classroom. At last, through
this work it was possible to realize the contributions of the use of music as a way to
promote the children’s integral development facilitating the learning of scholar contents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-06T15:52:38Z |
|
dc.date.available |
2019-12-06 |
|
dc.date.available |
2019-12-06T15:52:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Música - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Music - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Art |
pt_BR |
dc.subject |
Music |
pt_BR |
dc.subject |
Kid |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cícera Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of music in the learning process in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Cícera Pereira da. O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. 2012. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |