dc.creator.ID |
GONÇALVES, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9431040133408563 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIDEIRA, Piedade Lino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIDEIRA, Piedade L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de pesquisa tem como título: Concepções e Práticas Docente Acerca do
Desenho na Educação Infantil. Nele busquei refletir sobre como o sentido da Arte foi
sendo modificado ao longo dos anos nos currículos das escolas, assim como analisar
qual era a concepção que as professoras - sujeitos da pesquisa, tinham sobre a
relevância do desenho infantil e como ocorria a prática dessas educadoras ao utilizarem
as produções dos desenhos em suas salas de aula. Quanto a Metodologia, foi feita uma
pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de observações e
entrevistas com duas professoras dos Anos de Ensino de Níveis I e II da creche, lócus
da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação
revelou que o desenho infantil, às vezes, era utilizado de forma equivocada por uma das
professoras, que utilizava desenhos prontos para serem apenas pintados pelas crianças e
acabava esquecendo de todo o processo de produção dos desenhos. Processo este, que
deve ser significativo e oferecer oportunidade para os discentes expressarem as suas
realidades sócio/culturais. A pesquisa explicitou, também, que uma das educadoras
trabalhava valorizando todo o processo de produção, considerando que o desenho
infantil é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das crianças nos
aspectos afetivo, emocional, social, cultural, motor, cognitivo e humano, sendo porta
voz para a comunicação e o diálogo sobre a realidade individual vivida por cada uma
delas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
This paper has like title: conception and teaching practice about drawing in the childish
education. In it I searched reflect about how the sense of the art has been modified
through the years in the school curriculum, as well as to analyse which was the teachers
conception, subject of the search, about the childish drawing relevance and how occured
their practice when they used the drawing production in their classes. Relative to
mothodology, was made a qualitative search information for to be analyzed through
observation and interview with two teachers of the I and II levels of childish educational
in the creche, locus research, in city Cajazeiras- PB. The investigation resul, revealed
that the childish drawing, sometimes, was used so wrong by one of the teachers, that
used drawing ready for just be coloured by children and forgot all the process of
producing drawing. Process that must be significant and offer to the students the
opportunity to express their socio-cultural reality. So the research also shows that one of
the teachers worked valuing all the production process, considering that the childish
drawing is a tool very important for the childrens development in the aspects affective,
emotional, social, cultural, motor, cognitive and human, being spokesman to a
communication and dialogue about the individual reality lived by one of them. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9975 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-06T21:14:05Z |
|
dc.date.available |
2019-12-06 |
|
dc.date.available |
2019-12-06T21:14:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho - Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil - Arte como prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho - concepção de professores na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Drawing - Early Childhood Education |
pt_BR |
dc.subject |
Early Childhood Education - Art as a teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Art |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Drawing - conception of teachers in the classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Márcia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions and teaching practices about drawing in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Márcia da Silva. Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil. 2012. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |