DSpace/Manakin Repository

Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9431040133408563 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VIDEIRA, Piedade Lino.
dc.contributor.advisor1ID VIDEIRA, Piedade L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa tem como título: Concepções e Práticas Docente Acerca do Desenho na Educação Infantil. Nele busquei refletir sobre como o sentido da Arte foi sendo modificado ao longo dos anos nos currículos das escolas, assim como analisar qual era a concepção que as professoras - sujeitos da pesquisa, tinham sobre a relevância do desenho infantil e como ocorria a prática dessas educadoras ao utilizarem as produções dos desenhos em suas salas de aula. Quanto a Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de observações e entrevistas com duas professoras dos Anos de Ensino de Níveis I e II da creche, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que o desenho infantil, às vezes, era utilizado de forma equivocada por uma das professoras, que utilizava desenhos prontos para serem apenas pintados pelas crianças e acabava esquecendo de todo o processo de produção dos desenhos. Processo este, que deve ser significativo e oferecer oportunidade para os discentes expressarem as suas realidades sócio/culturais. A pesquisa explicitou, também, que uma das educadoras trabalhava valorizando todo o processo de produção, considerando que o desenho infantil é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das crianças nos aspectos afetivo, emocional, social, cultural, motor, cognitivo e humano, sendo porta voz para a comunicação e o diálogo sobre a realidade individual vivida por cada uma delas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract This paper has like title: conception and teaching practice about drawing in the childish education. In it I searched reflect about how the sense of the art has been modified through the years in the school curriculum, as well as to analyse which was the teachers conception, subject of the search, about the childish drawing relevance and how occured their practice when they used the drawing production in their classes. Relative to mothodology, was made a qualitative search information for to be analyzed through observation and interview with two teachers of the I and II levels of childish educational in the creche, locus research, in city Cajazeiras- PB. The investigation resul, revealed that the childish drawing, sometimes, was used so wrong by one of the teachers, that used drawing ready for just be coloured by children and forgot all the process of producing drawing. Process that must be significant and offer to the students the opportunity to express their socio-cultural reality. So the research also shows that one of the teachers worked valuing all the production process, considering that the childish drawing is a tool very important for the childrens development in the aspects affective, emotional, social, cultural, motor, cognitive and human, being spokesman to a communication and dialogue about the individual reality lived by one of them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9975
dc.date.accessioned 2019-12-06T21:14:05Z
dc.date.available 2019-12-06
dc.date.available 2019-12-06T21:14:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desenho - Educação Infantil pt_BR
dc.subject Educação Infantil - Arte como prática docente pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Desenho - concepção de professores na sala de aula pt_BR
dc.subject Drawing - Early Childhood Education pt_BR
dc.subject Early Childhood Education - Art as a teaching practice pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Drawing - conception of teachers in the classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Márcia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions and teaching practices about drawing in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Márcia da Silva. Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil. 2012. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta