dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Elzanir dos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BORBA, Valéria Maria de Lima. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
A alfabetização, de forma mais ampla, tem sido uma questão bastante discutida,
principalmente pelos profissionais de educação, por se observar uma grande dificuldade no
processo inicial de aquisição da leitura e da escrita por parte dos discentes dos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental. Este processo vem recebendo uma especial atenção, principalmente,
por ser parte da concepção de que a aquisição da leitura e escrita não diz respeito somente ao
aprendizado da língua, mas à importância de todo o contexto sócio- cultural, histórico e
econômico, no qual o indivíduo está inserido. Assim, o estudo proposto tem como objetivo
geral analisar o processo de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental e como
objetivos específicos verificar quais as metodologias e recursos didáticos os professores
utilizam para alfabetizar os alunos; identificar as dificuldades dos alunos e dos professores no
processo de ensino e aprendizagem; compreender como a escola e os professores tentam sanar
tais dificuldades; mapear a formação dos professores para atuar neste processo de ensino.
Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de campo, porque o investigador assume o papel
de observador e explorador, coletando diretamente as informações fornecidas pelos docentes
que atuam na sua respectiva sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados foram:
observação em sala de aula e uma entrevista realizada junto à professora que leciona no 1º
Ano do Ensino Fundamental I. Esses instrumentos possibilitaram uma maior compreensão de
como os professores desenvolvem o processo de leitura e escrita de alunos dos anos iniciais
do ensino fundamental. A realização deste estudo possibilitou chegar a algumas conclusões.
Primeiramente reforcei a concepção de que o processo de leitura e escrita é bastante complexo
e exige mais compromisso tanto dos professores como dos alunos, uma vez que o processo de
alfabetização implicará na vida estudantil dos alunos. Percebi também que alguns docentes
lecionam nos anos iniciais mais mesmo assim não buscam uma qualificação adequada, o que
pode dificulta o processo inicial de ensino da leitura e escrita, entre outras dificuldades.
Diante desse fato, conclui que são diversas as barreiras que interferem no processo de
aprendizagem dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O processo de ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
Literacy, more broadly, has been a question much discussed, especially by education
professionals, by observing a great difficulty in the initial acquisition of reading and writing
by the students in the first years of elementary school. This process has received special
attention, mainly because it is part of the view that the acquisition of reading and writing is
not just about learning the language, but the importance of the entire socio-cultural, historical
and economic, in which the individual belongs. Thus, the proposed study aims at analyzing
the process of reading and writing in the early years of elementary school and specific
objectives determine which methodologies and teaching resources teachers use to teach
literacy students, identify students' difficulties and teachers in teaching and learning;
understand how schools and teachers try to remedy such difficulties; map the training of
teachers to work in the teaching process. This research is characterized as a field study,
because the researcher assumes the role of observer and explorer, collecting information
directly provided by teachers working in their respective classrooms. The instruments of data
collection were: classroom observation and an interview with the teacher who teaches in Year
1 of the Elementary School I. These tools have enabled a greater understanding of how
teachers develop the process of reading and writing to students of the early years of
elementary school. This study made it possible to draw some conclusions. First reinforced the
view that the process of reading and writing is very complex and requires more commitment
of both teacher and student, since the process will involve literacy of students in student life I
also realized that some teachers teach in the early years most still do not seek a suitable
qualification, which hampers can start the process of teaching reading and writing, among
other difficulties. Given this fact, concludes that there are various barriers that interfere with
the learning process of students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9976 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-06T21:43:40Z |
|
dc.date.available |
2019-12-06 |
|
dc.date.available |
2019-12-06T21:43:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Maria Genilda. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The process of teaching reading and writing in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Maria Genilda. O processo de ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |