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O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.

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dc.creator.ID BRITO, V. H. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6041501205765880 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, L. A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Edén Duarte de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.brito
dc.description.resumo O marketing eleitoral atualmente é essencial para os processos eleitorais, podendo ser um fator determinante para que uma campanha eleitoral seja vitoriosa ao final do pleito. O problema central deste estudo é qual a percepção dos vereadores eleitos no pleito de 2016 no município de Sumé, na Paraíba, acerca da utilização do marketing em sua campanha eleitoral? O objetivo geral foi compreender a visão que os atuais vereadores da cidade de Sumé na Paraíba têm em relação a importância do marketing eleitoral para a vitória na sua eleição. Como objetivos específicos, têm-se: identificar qual a importância e os possíveis ganhos na utilização do marketing no período eleitoral para os candidatos; descrever as estratégias de marketing eleitoral usadas pelos vereadores de Sumé, na Paraíba, na campanha eleitoral de 2016; sugerir melhorias no marketing eleitoral dos candidatos a vereadores para resultados favoráveis em pleitos eleitorais. Metodologicamente, este trabalho apresenta características de um estudo descritivo-exploratório, aplicada, de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados, verificou-se que os atuais vereadores da cidade de Sumé fizeram uso de alguns instrumentos que o marketing eleitoral dispõe, mas não de todos. Conclui-se, que os vereadores entendem a importância da utilização do marketing eleitoral em disputas eleitorais, mas não fazem uso de todo seu potencial por falta de informação a respeito do tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-03
dc.description.abstract Electoral marketing is currently essential to electoral processes and can be a determining factor for an electoral campaign to be successful at the end of the election. The central problem of this study is what is the perception of city councilmen elected in the 2016 election in the city of Sumé, Paraíba, about the use of marketing in their electoral campaign? The general objective was to understand the vision that the current councilors of the city of Sumé in Paraíba have regarding the importance of electoral marketing for the victory in their election. Specific objectives include: identifying the importance and possible gains of using marketing in the election period for candidates; describe the electoral marketing strategies used by the councilmen of Sumé, in Paraíba, in 2016 election campaign; to suggest improvements in the electoral marketing of candidates for city councilors for favorable results in elections. Methodologically, this work presents characteristics of a descriptive-exploratory, applied, qualitative and quantitative study. As a result, it was verified that the current councilors of the city of Sumé made use of some instruments that electoral marketing has, but not all of them. It’s concluded that the councilors understand the importance of the electoral marketing in electoral disputes, but don’t make use of their full potential due to lack of information about the subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
dc.date.accessioned 2019-12-09T09:54:46Z
dc.date.available 2019-12-09
dc.date.available 2019-12-09T09:54:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing eleitoral pt_BR
dc.subject Eleições municipais - marketing pt_BR
dc.subject Estratégia de marketing pt_BR
dc.subject Marketing político pt_BR
dc.subject Electoral marketing pt_BR
dc.subject Municipal elections - marketing pt_BR
dc.subject Marketing strategy pt_BR
dc.subject Political marketing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Victor Hugo Matias de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of marketing as an electoral strategy: the instruments used by the city councilors of the city of Sumé - PB in the 2016 election. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Victor Hugo Matias de. O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979 pt_BR


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