Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43123
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.description.resumoEste trabalho teve como foco o tema <A importância da formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. E tem como objetivo geral: compreender a importância da formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. E como objetivos específicos: investigar o conceito e os princípios fundamentais da formação continuada; identificar os desafios enfrentados pelos profissionais na busca pela formação continuada; verificar os impactos da formação continuada na qualidade do ensino. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico com autores que discutem acerca da temática sobre a formação continuada, bem como o contexto histórico da institucionalização da escola, implementação das primeiras escolas para a preparação dos professores, além de perspectivas relacionadas a formação dos educadores para os anos iniciais do ensino fundamental. Nessa abordagem nos baseamos em autores como: Saviani (2008), Saviani (2010), Fernandes (2019), Tanuri (2000), Souza (2022), Soares e Soares (2017), entre outros. Além disso foi realizado uma pesquisa de campo do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, na qual foi proposto para a coleta de dados um questionário com oito perguntas direcionadas a professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, respectivamente no primeiro, segundo e terceiro ano dos anos iniciais. Para compreendermos as perspectivas das docentes em relação a formação continuada, desafios enfrentados por elas na busca por aperfeiçoamento contínuo. Concluiu-se com a pesquisa, que as docentes, apesar dos desafios, sempre estão em busca de qualificação profissional, além de entenderem que a formação contínua se faz necessária no ambiente educacional em razão da possibilidade de contribuir efetivamente para um bom desempenho em sala de aula, além de contribuir para o ensino aprendizagem dos educandos e de modo geral para a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2025-04-29-
dc.description.abstractThis work focused on the theme "The importance of continuing education for teachers in the early years of elementary school." Its general objective is to understand the significance of continuing education for teachers in these early years. The specific objectives include investigating the concept and fundamental principles of continuing education; identifying the challenges faced by professionals in pursuing continuing education; and verifying the impacts of continuing education on teaching quality. To this end, a bibliographic survey was conducted with authors who discuss the theme of continuing education, as well as the historical context of the institutionalization of schools, the establishment of the first institutions for teacher training, and perspectives related to the education of educators for the early years of elementary school. In this approach, we relied on authors such as Saviani (2008), Saviani (2010), Fernandes (2019), Tanuri (2000), Souza (2022), Soares and Soares (2017), among others. Additionally, exploratory field research was conducted, employing a qualitative approach, in which a questionnaire was designed for data collection with eight questions directed to teachers working in the early years of elementary school, specifically in the first, second, and third grades. This was done to understand the perspectives of teachers concerning continuing education and the challenges they face in their pursuit of continuous improvement. It was concluded from the research that teachers, despite the challenges, are consistently seeking training, in addition to recognizing that continuous education is essential in the educational environment due to its potential to significantly contribute to effective performance in the classroom, as well as to the teaching and learning processes of students and, more broadly, to society.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43123-
dc.date.accessioned2025-09-03T17:16:38Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-09-03T17:16:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - desafiospt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subjectElementary education - challengespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIANA, Luana de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of continuing education for teachers in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationVIANA, Luana de Sousa. A importância da formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA DE SOUSA VIANA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2025.pdfLuana de Sousa Viana. Monografia Pedagogia. CFP 2025.479.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.