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dc.creator.IDSOUSA, M. S. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8235367639575003pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Giseliane Medeiros.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoA presente pesquisa se insere na área da Educação Popular e tem como objetivo compreender como a disciplina de Educação Popular e Pedagogia Freireana corrobora na formação inicial dos discentes de Pedagogia do CFP-UFCG. O aporte teórico deste trabalho parte das obras de autores como: Barbosa (1998); Brandão (2006); Demo (1985); Figueiredo (2009); Freire (1979); Gil (2002); Gonçalves (2022); Maciel (2011); Vasconcelos (2011), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, com os graduandos do Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação (UAE), concluintes do período 2024.1. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, como também, a análise documental do Plano de Curso da disciplina Educação Popular e Pedagogia Freireana (período 2022.2). Importa frisar, que os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016). Verificou-se que a Educação Popular proporciona uma prática escolar de cunho crítico-reflexivo, considerando a diversidade existente no meio social. Destaca-se a relevância das ideias de Paulo Freire para o processo formativo dos estudantes. Conclui-se que a Educação Popular é necessária no ambiente educacional, almejando uma formação que permita o pertencimento de todos os alunos, em que as experiências e vivências de todos os sujeitos sejam contempladas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação popular: suscitando saberes dos alunos do curso de pedagogia - CFP - UFCGpt_BR
dc.date.issued2025-05-07-
dc.description.abstractThis research is situated within the field of Popular Education and aims to understand how the course Popular Education and Freirean Pedagogy contributes to the initial training of Pedagogy students at the Centro de Formação de Professores (CFP) of the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). The theoretical foundation of this work is based on the writings of authors such as Barbosa (1998), Brandão (2006), Demo (1985), Figueiredo (2009), Freire (1979), Gil (2002), Gonçalves (2022), Maciel (2011), Vasconcelos (2011), among others. Methodologically, this is a qualitative study conducted at the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), at the Centro de Formação de Professores (CFP), Cajazeiras campus, with graduating students from the Pedagogy program at the UnidadeAcadêmica de Educação (UAE), completing the 2024.1 term. Data collection instruments included a questionnaire, as well as a document analysis of the course plan for Popular Education and Freirean Pedagogy (term 2022.2). It is important to note that the data were analyzed using Content Analysis, following the perspective of Bardin (2016). The findings indicate that Popular Education fosters a critical-reflective approach to educational practice, considering the diversity present in the social environment. The relevance of Paulo Freire's ideas for the formative process of students is highlighted. It is concluded that Popular Education is essential in the educational context, aiming for a training process that ensures the inclusion of all students, where the experiences and backgrounds of all individuals are valued.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43144-
dc.date.accessioned2025-09-04T16:34:01Z-
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-09-04T16:34:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPedagogia freireanapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectDiscentes de pedagogiapt_BR
dc.subjectPrática educacionalpt_BR
dc.subjectFormação educacionalpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectFreirean pedagogypt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectPedagogy studentspt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.subjectEducational backgroundpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria Sabrina Figueredo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePopular education: raising knowledge among students in the pedagogy course - CFP - UFCGpt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Sabrina Figueredo.Educação popular: suscitando saberes dos alunos do curso de pedagogia - CFP. 2025. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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MARIA SABRINA FIGUEREDO SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2025.pdfMaria Sabrina Figueredo Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2025.1.48 MBAdobe PDFView/Open


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