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dc.creator.IDRODRIGUES, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5971777194156328pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral entender como a curiosidade é desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e justifica-se a partir do enriquecimento da literatura acerca da curiosidade da criança em um contexto escolar. O que motivou a sua realização foi identificar quais são as ações que o professor adota para estimular a curiosidade na sala de aula e quais as dificuldades que o professor encontra para trabalhar a aprendizagem em uma perspectiva autônoma e participativa. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão problematizadora: como a curiosidade é compreendida e trabalhada no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais pelos professores? A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com estudo de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A entrevista foi realizada com quatro professoras, respectivamente, do primeiro, segundo, terceiro e quarto ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Os sujeitos dessa pesquisa são professoras de escolas da rede pública de ensino, localizada na cidade de São José de Piranhas-PB. Os principais referenciais que deram sustentação teórica a essa investigação foram os seguintes autores: Freire (1996), Cardoso (2024), Dalbosco (2012), dentre outros. A partir da análise dos dados, foi possível compreender que todas as professoras entrevistadas dão importância à habilidade de trabalhar a curiosidade da criança. Todavia, as professoras ainda encontram desafios para desenvolver esta habilidade, como a falta de atenção e foco por parte da criança, dificultando o desenvolvimento da aprendizagem delas a partir da curiosidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA curiosidade da criança no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções e perspectivas docentes.pt_BR
dc.date.issued2025-04-24-
dc.description.abstractThe present work has as general objective understand how curiosity is developed in the teaching-learning process in the early years of elementary school and justified itself by the enrichment of the literature on children's curiosity in a school context. The motivation for this study was to identify the actions that teachers take on to stimulate curiosity in the classroom and the difficulties that teachers encounter in working on learning from an autonomous and participatory perspective. In this research, we seek to answer the following problematizing question: how is curiosity understood and worked on in the teaching-learning process in the early years by teachers? The applied methodology was a qualitative approach, with a field study, using semistructured interviews as the data collection instrument. The interviews were conducted with four teachers, respectively, from the first, second, third and fourth grades of the early years of elementary school. The subjects of this research are teachers from public schools, located in the city of São José de Piranhas-PB. The main references that provided theoretical support for this investigation were the following authors: Freire (1996), Cardoso (2024), Dalbosco (2012), among others. From the analysis of the data, it was possible to understand that all teachers interviewed give importance to the ability to work on children's curiosity. However, teachers still encounter challenges in developing this ability, such as the lack of attention and focus on the part of the children, making it difficult for them to develop learning based on curiosity.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43146-
dc.date.accessioned2025-09-04T17:13:36Z-
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-09-04T17:13:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCuriosidade de criançaspt_BR
dc.subjectTrabalho docente infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagem de criançaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - São José de Piranhas - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectChildren's curiositypt_BR
dc.subjectChildren's teaching workpt_BR
dc.subjectTeaching - learning of childrenpt_BR
dc.subjectElementary education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectSão José de Piranhas - PB - educação infantil-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Raiandson Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren's curiosity in the teaching-learning process in the early years of elementary school: teachers' perceptions and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Raiandson Morais. A curiosidade da criança no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções e perspectivas docentes. 2025. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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RAIANDSON MORAIS RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2025.pdfRaiandson Morais Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2025.871.5 kBAdobe PDFView/Open


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