Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/44296
Title: Estudo do solo para uso em pavimentação no município de Pombal-PB.
Other Titles: Soil study for use in paving in the municipality of Pombal-PB.
???metadata.dc.creator???: TEIXEIRA, Ryan de Moura.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Suelen Silva Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, José Roberto Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Raquel Ferreira do.
Keywords: Pavimentação;Caracterização do solo;Ensaios geotécnicos;Índice de Suporte Califórnia (ISC);Paving;Soil characterization;Geotechnical tests;California Support Index (CSI)
Issue Date: 1-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TEIXEIRA, Ryan de Moura. Estudo do solo para uso em pavimentação no município de Pombal-PB. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo avalia a viabilidade do solo como material para camadas de pavimento no município de Pombal-PB, com o foco em analisar suas propriedades físicas e mecânicas para aplicação em subleito, sub-base e base. A pesquisa se justifica pela importância das rodovias para o desenvolvimento econômico e pela necessidade de materiais que atendam às exigências técnicas e durabilidade, especialmente em locais com tráfego intenso. O trabalho de pesquisa teve como objetivo caracterizar quatro amostras de solo de regiões distintas da cidade de Pombal - PB, visando avaliar seu potencial para aplicação nas camadas de pavimentação. Para isso, foram realizados ensaios de caracterização como granulometria, compactação e Índice de Suporte Califórnia (ISC), as amostras de solo foram coletadas em pontos estratégicos da cidade. A análise granulométrica revelou que, em geral, as amostras apresentaram uma predominância de pedregulho e areia. As amostras não apresentaram limites de liquidez e de plasticidade, sugerindo maior estabilidade do solo sob variações de umidade. A classificação AASHTO revelou que as amostras de solo foram predominantemente identificadas como duas do tipo A-1-a, uma do tipo A-1-b e uma do tipo A-2-4, indicando boas propriedades para uso em bases e sub-bases de pavimentos. Os resultados dos ensaios de compactação mostraram umidade ótima variando de 10% a 12,6% e densidades específicas entre 2,005 g/cm³ e 2,236 g/cm³. Todos os solos analisados atenderam ao Índice de Suporte Califórnia (ISC) para as camadas de subleito e sub-base, mas nenhum ISC adequado para a camada de base, evidenciando a necessidade de estabilização para utilização como camada de base. Conclui-se que o trabalho de pesquisa contribui para a compreensão das propriedades do solo de Pombal-PB. Os resultados ressaltam a importância de uma análise específica dos parâmetros geotécnicos e do planejamento na execução de projetos de pavimentação, oferecendo referência para futuros projetos e pesquisas na área.
Keywords: Pavimentação
Caracterização do solo
Ensaios geotécnicos
Índice de Suporte Califórnia (ISC)
Paving
Soil characterization
Geotechnical tests
California Support Index (CSI)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/44296
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RYAN DE MOURA TEIXEIRA - TCC ENGENHARIA CIVIL 2024.pdfRyan de Moura Teixeira - TCC Engenharia Civil 2024.2.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.