dc.description.resumo |
Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste
brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas
concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da
Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina
Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento
construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo
dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de
um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da
educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da
justiça social.
Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos:
de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores,
extraídos das respectivas dissertações; de professores do
PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN,
USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos
agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o
adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional
da nossa Região e do nosso país. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação da resistência: reflexões e práticas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/29465 |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-24T22:08:48Z |
|
dc.date.available |
2023-04-24 |
|
dc.date.available |
2023-04-24T22:08:48Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação da resistência |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Popular |
pt_BR |
dc.subject |
Educação no Nordeste Brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil em Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades campesinas - direito à educação |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamento Ambrósio - PI |
pt_BR |
dc.subject |
Fechamento de escolas |
pt_BR |
dc.subject |
Classes multisseriadas |
pt_BR |
dc.subject |
Multisseriação - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Política de inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva - IFPB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Direitos Humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para os Direitos Humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Território do Cariri Paraibano - políticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
CEPLAR - Alfabetização de camponeses |
pt_BR |
dc.subject |
Ligas Camponesas na Paraíba - educação |
pt_BR |
dc.subject |
História como memória na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Resistance education |
|
dc.subject |
Right to early childhood education |
|
dc.subject |
Field Education |
|
dc.subject |
Popular Education |
|
dc.subject |
Education in the Brazilian Northeast |
|
dc.subject |
Early childhood education in Campina Grande - PB |
|
dc.subject |
Peasant communities - right to education |
|
dc.subject |
Ambrosio Settlement - PI |
|
dc.subject |
School closures |
|
dc.subject |
Multiserial classes |
|
dc.subject |
Multiseriation - education |
|
dc.subject |
Inclusion policy |
|
dc.subject |
Inclusive Education - IFPB |
|
dc.subject |
Human Rights Education |
|
dc.subject |
Education for Human Rights |
|
dc.subject |
Rural Education Movement |
|
dc.subject |
Territory of Cariri Paraiba - educational policies |
|
dc.subject |
Educational policies |
|
dc.subject |
CEPLAR - Literacy of peasants |
|
dc.subject |
Peasant Leagues in Paraíba - education |
|
dc.subject |
History as memory in education |
|
dc.subject |
Éducation à la résistance |
|
dc.subject |
Droit à l'éducation de la petite enfance |
|
dc.subject |
Formation sur le terrain |
|
dc.subject |
Éducation populaire |
|
dc.subject |
L'éducation dans le nord-est brésilien |
|
dc.subject |
Éducation de la petite enfance à Campina Grande - PB |
|
dc.subject |
Communautés paysannes - droit à l'éducation |
|
dc.subject |
Colonie d'Ambrosio - PI |
|
dc.subject |
Fermetures d'écoles |
|
dc.subject |
Classes multiséries |
|
dc.subject |
Multisériation - éducation |
|
dc.subject |
Politique d'inclusion |
|
dc.subject |
Éducation inclusive - IFPB |
|
dc.subject |
Éducation aux droits de l'homme |
|
dc.subject |
Mouvement d'éducation rurale |
|
dc.subject |
Territoire de Cariri Paraiba - politiques éducatives |
|
dc.subject |
Politiques éducatives |
|
dc.subject |
CEPLAR - Alphabétisation des paysans |
|
dc.subject |
Ligues paysannes à Paraíba - éducation |
|
dc.subject |
L'histoire comme mémoire dans l'éducation |
|
dc.subject |
Educación de resistencia |
|
dc.subject |
Derecho a la educación en la primera infancia |
|
dc.subject |
Educación de campo |
|
dc.subject |
Educación Popular |
|
dc.subject |
Educación en el Nordeste brasileño |
|
dc.subject |
Educación de la primera infancia en Campina Grande - PB |
|
dc.subject |
Comunidades campesinas - derecho a la educación |
|
dc.subject |
Asentamiento Ambrosio - PI |
|
dc.subject |
Cierre de escuelas |
|
dc.subject |
Clases multiseries |
|
dc.subject |
Multiseriación - educación |
|
dc.subject |
Política de inclusión |
|
dc.subject |
Educación Inclusiva - IFPB |
|
dc.subject |
Educación en derechos humanos |
|
dc.subject |
Educación para los Derechos Humanos |
|
dc.subject |
Movimiento de Educación Rural |
|
dc.subject |
Territorio de Cariri Paraiba - políticas educativas |
|
dc.subject |
Políticas educativas |
|
dc.subject |
CEPLAR - Alfabetización de campesinos |
|
dc.subject |
Ligas Campesinas en Paraíba - educación |
|
dc.subject |
La historia como memoria en la educación |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.creator |
RODRIGUES, Melânia Mendonça. |
|
dc.creator |
MELO, Naara Queiroz de. |
|
dc.creator |
ROSAR, Maria de Fatima Felix. |
|
dc.creator |
SANTIAGO, Eliete. |
|
dc.creator |
MACEDO, Roseane Rodrigues de. |
|
dc.creator |
SOUZA, Kilma Wayne Silva de. |
|
dc.creator |
VASCONCELOS NETO, José Euriques de. |
|
dc.creator |
SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de. |
|
dc.creator |
BATISTA, Simone Vieira. |
|
dc.creator |
SALVADORI, Maria Ângela Borges. |
|
dc.creator |
BARROS, Rosa Amélia de Queiroz. |
|
dc.creator |
SILVA, Laís Salustiano da. |
|
dc.creator |
LIMA, Niédja Maria Ferreira de. |
|
dc.creator |
SILVA, Severino Bezerra da. |
|
dc.creator |
ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. |
|
dc.creator |
BEZERRA, Julyanna de Oliveira. |
|
dc.creator |
BATISTA, Geovânio Lima. |
|
dc.creator |
LUSTOSA, Kelyana da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Resistance education: reflections and practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria do Socorro; RODRIGUES, Melânia Mendonça; MELO, Naara Queiroz de. Educação da resistência: reflexões e práticas. Campina Grande - EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-73-8. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/29465 |
pt_BR |
dc.identifier.isbn |
978-65-86302-73-8 |
|