Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoO presente estudo se revela como uma discussão de relevância e necessidade, em um cenário de questões voltadas ao desgaste emocional de profissionais ainda na formação inicial, expostos ao mundo do trabalho e as constantes exigências teóricas e práticas da licenciatura. Tem como objetivo geral avaliar a presença de sintomas da Síndrome de Burnout em licenciandos do curso de Pedagogia, no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cursando sua formação inicial, em nível superior. Participaram da pesquisa onze (11) licenciandos do curso de Pedagogia, matriculados entre o 1º e 10º períodos, que já atuam na docência, seja como professor(a) efetivo(a), substituto(a) ou com atividades de orientação de reforço escolar da Educação Infantil ou séries iniciais do Ensino Fundamental. Como principais autores para construção do aporte teórico contou com Freudenberger (1974), Leiter; Maslach (2000); assim como Codo; Menezes (2006), Ebisui (2008), Schaufeli; Taris (2005), Ferreira (2023), Rodrigues (2023). A pesquisa de natureza quanti-qualitativa foi realizada por meio de aplicação de questionário do Google Forms, com questões abertas e fechadas relacionadas aos dados socio- demográficos, educacionais, psicossociais e o Inventário de Burnout Maslach (MBI- ES), os dados foram coletados e analisados a partir dos instrumentos de coleta e observação dos critérios de classificação de risco à SB, observando os Pontos de Corte das escalas MBI, instrumento adaptado pelo GEPEB, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estresse e Burnout, utilizado como critério de classificação da pesquisa, validado no Brasil por Benevides-Pereira em 2001. Os resultados obtidos sinalizam que 36,4% dos/as licenciandos/as apresentaram sinais de Burnout, e 27,3% estão em risco elevado, o que configura um cenário preocupante, os sujeitos pesquisados acumulam diversas atividades no curso de Pedagogia e outras atividades simultâneas no exercício da docência e ou orientações atividades de reforço escolar, apesar dessa sobrecarga de trabalho, alguns participantes apresentarem um bom desempenho acadêmico no quesito quantitativo de notas. Conclui que os sintomas de exaustão emocional, despersonalização e baixo envolvimento pessoal no trabalho comprometem a qualidade de vida e da formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleSintomas de Burnout em licenciandos de pedagogia do CFP - UFCG.pt_BR
dc.date.issued2025-04-28-
dc.description.abstractThis study emerges as a relevant and necessary discussion within a context of emotional strain affecting professionals still in their initial training, who are exposed to the labor market and the constant theoretical and practical demands of teaching degrees. Its main objective is to assess the presence of symptoms of Burnout Syndrome in undergraduate students of the Pedagogy program at the Center for Teacher Education (CFP), Cajazeiras campus, at the Federal University of Campina Grande (UFCG), who are currently pursuing their initial higher education training. The research included eleven (11) Pedagogy students enrolled between the 1st and 10th semesters, who are already engaged in teaching activities, whether as full-time teachers, substitute teachers, or involved in tutoring and support activities for early childhood education or the early years of elementary education. The theoretical framework was constructed based on the works of Freudenberger (1974), Leiter & Maslach (2000), as well as Codo & Menezes (2006), Ebisui (2008), Schaufeli & Taris (2005), Ferreira (2023), and Rodrigues (2023). The study follows a quantitative- qualitative approach and was conducted through a Google Forms questionnaire containing both open and closed questions related to socio-demographic, educational, and psychosocial data, along with the Maslach Burnout Inventory for Educators (MBI-ES). Data were collected and analyzed using the survey tools and classification criteria for burnout risk, considering the MBI scale cut-off points. The instrument was adapted by GEPEB (Research Group on Stress and Burnout) and validated in Brazil by Benevides-Pereira in 2001. The results indicate that 36.4% of the students showed signs of Burnout, and 27.3% are at high risk, outlining a concerning scenario. The participants manage multiple responsibilities within the Pedagogy program and simultaneously engage in teaching or tutoring activities. Despite this workload, some participants demonstrated good academic performance in terms of grades. The study concludes that symptoms such as emotional exhaustion, depersonalization, and reduced personal accomplishment impair both the quality of life and the quality of professional training.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43141-
dc.date.accessioned2025-09-04T13:12:49Z-
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-09-04T13:12:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectLicenciados em pedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Cajazeiras - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectDesgaste emocionalpt_BR
dc.subjectBurnout Syndromept_BR
dc.subjectGraduates in Pedagogypt_BR
dc.subjectHigher education - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectEmotional wear and tearpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria Clara Garrido de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSymptoms of Burnout in CFP - UFCG pedagogy graduates.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Clara Garrido de. Sintomas de Burnout em licenciandos de pedagogia do CFP - UFCG. 2025. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLARA GARRIDO DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2025.pdfMaria Clara Garrito de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2025.837.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.