Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOREIRA, T. H. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5595302228161593pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo central analisar de que modo a Educação Popular pode contribuir para a ressignificação dos currículos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomando como objeto de estudo os desafios enfrentados por essa modalidade educacional diante da histórica negligência curricular. Como objetivos específicos, busca-se: contextualizar a EJA no Brasil e seus pressupostos; compreender os desafios do currículo de EJA no país; identificar os conceitos de Educação Popular e EJA como pontos de superação da negligência em relação aos currículos em disputas nessas categorias. O problema de pesquisa que norteia a investigação questiona: como os pressupostos da Educação Popular podem transformar os currículos da EJA em instrumentos de emancipação e valorização das culturas populares? A metodologia adotada combina pesquisa bibliográfica de autores como Paulo Freire, Miguel Arroyo e Carlos Brandão com análise documental das políticas públicas educacionais utilizando abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os resultados demonstram que a integração entre Educação Popular e EJA possibilita: a construção de currículos flexíveis que partam do universo cultural dos educandos; a adoção de metodologias participativas baseadas em temas geradores; e a reestruturação dos processos avaliativos para reconhecer diferentes formas de aprendizagem. O estudo evidencia a contradição entre os avanços legais e as práticas ainda marcadas por abordagens compensatórias, defendendo a urgência de políticas que efetivem os princípios da Educação Popular nas salas de aula. Por fim, reforça o potencial transformador da EJA quando reconhecida como espaço privilegiado de diálogo entre saberes acadêmicos e populares, capaz de promover não apenas a escolarização, mas o exercício pleno da cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos na perspectiva da educação popular: desafios de currículos esquecidos.pt_BR
dc.date.issued2025-05-05-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how Popular Education can contribute to the redefinition of curricula in Youth and Adult Education (EJA), taking as its object of study the challenges faced by this educational modality in light of historical curricular neglect. The specific objectives are: to contextualize EJA in Brazil and its assumptions; to understand the curriculum challenges of EJA in the country; and to identify the concepts of Popular Education and EJA as means to overcome neglect in curricular disputes within these categories. The research problem that guides the investigation asks: how can the principles of Popular Education transform EJA curricula into instruments of emancipation and appreciation of popular cultures. The methodology adopted combines bibliographic research of authors such as Paulo Freire, Miguel Arroyo and Carlos Brandão with documentary analysis of educational public policies, using a qualitative, exploratory approach. The results demonstrate that the integration between Popular Education and EJA enables: the construction of flexible curricula based on the cultural universe of the learners; the adoption of participatory methodologies based on generative themes; and the restructuring of assessment processes to recognize different forms of learning. The study highlights the contradiction between legal advances and practices still marked by compensatory approaches, defending the urgency of policies that implement the principles of Popular Education in classrooms. Finally, it reinforces the transformative potential of EJA when recognized as a privileged space for dialogue between academic and popular knowledge, capable of promoting not only schooling but the full exercise of citizpt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43145-
dc.date.accessioned2025-09-04T16:51:54Z-
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-09-04T16:51:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectConstrução de currículopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectDesafios curricularespt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectCV buildingpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectCurricular challengespt_BR
dc.subjectBibliographic researchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Thiale Habimail de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeYouth and adult education from the perspective of popular education: challenges of forgotten curricula.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Thiale Habimail de Lima. Educação de jovens e adultos na perspectiva da educação popular: desafios de currículos esquecidos. 2025. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIALE HABIMAIL DE LIMA MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2025.pdfThiale Habimail de Lima Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2025.670.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.