Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43115| Title: | Memória, trauma e testemunho do Holocausto Judaico: uma análise dos dois volumes de Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spiegelman. |
| Other Titles: | Memory, Trauma, and Testimony of the Jewish Holocaust: An Analysis of the Two Volumes of Maus: A Survivor's Story, by Art Spiegelman. |
| ???metadata.dc.creator???: | SILVA, Yslan Wesllen Pereira da. |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MORAIS, Ana Lunara da Silva. |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | ZANATTO, Rafael Morato. |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | MEDEIROS, Lucas Gomes de. |
| Keywords: | Segunda guerra mundial;Holocausto;Histórias em Quadrinhos;Memória e história- relação;Pós-memória;Trauma;Second world war;Holocaust;Comic Books;Memory and history - relationship;Post-memory;Judeus - holocausto |
| Issue Date: | 29-Apr-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
| Citation: | SILVA, Yslan Wesllen Pereira da. Memória, trauma e testemunho do Holocausto judaico: uma análise dos dois volumes de Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spiegelman. 2025. 94f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025. |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | A História em Quadrinhos (HQ) sobre o Holocausto chamada Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spiegelman, teve seus dois volumes publicados no Brasil pela Editora Brasiliense entre 1986 e 1995. A HQ foi a primeira a ganhar o prêmio Pulitzer. Ademais, foi e continua sendo uma obra significativa sobre o testemunho da catástrofe do Holocausto. Vladek Spiegelman, judeu polonês, perseguido e preso em Auschwitz, um dos campos de concentração e extermínio organizados e geridos pelo regime do Terceiro Reich, durante a Segunda Guerra Mundial, é o principal personagem do livro. Sua história é reconhecida mundialmente e se tornou a principal fonte de pesquisa do presente estudo. Buscamos investigar as possibilidades e limitações dessa HQ em sua retratação histórica, que será analisada à luz dos conceitos de memória, trauma e testemunho, discutidos por Huyssen (2004) e LaCapra (2005), de memória individual e memória coletiva, analisados por Halbwachs (1990), de pós-memória, investigado pela romena Hirsch (2012), e da relação entre memória e história, conforme analisado pela argentina Sarlo (2007). A partir desses autores e autoras tivemos o intuito de refletir sobre a construção da narrativa do livro sobre a catástrofe. Como metodologia de pesquisa para o nosso trabalho, buscamos levantar trechos de ambos os volumes da HQ Maus, levando em consideração a sua especificidade de arte sequencial, conceito cunhado pelo quadrinista Eisner (1989), e as concepções analíticas desta arte por intermédio de McCloud (1995). Para melhor compreensão sobre as criações de Art Spiegelman, também será analisado, mesmo que brevemente, a HQ À Sombra das Torres Ausentes (2004). Faz-se necessário salientar que não é objetivo da presente pesquisa a revisão do Holocausto, nem mesmo de sua veracidade histórica; repudiamos veementemente esse tipo de atitude. A presente pesquisa busca compreender e relembrar, e não negligenciar os fatos históricos já conhecidos. |
| Abstract: | The comic book Maus, A Survivor’s Tale, by Art Spiegelman, on the Holocaust, had its two volumes published in Brazil by Editora Brasiliense between 1986 and 1995. This graphic novel was the first of its kind to receive the Pulitzer Prize. Moreover, it was and continues to be a significant work concerning the testimony of the Holocaust catastrophe. Vladek Spiegelman, a Polish Jew persecuted and imprisoned in Auschwitz, one of the concentration and extermination camps organized and managed by the Third Reich regime during World War II, is the main character of the book. His story is globally recognized and constitutes the primary source of this study. We aim to investigate the possibilities and limitations of this comic book in its historical portrayal, which will be analyzed in light of the concepts of memory, trauma, and testimony, as discussed by Huyssen (2004) and LaCapra (2005), individual and collective memory, as analyzed by Halbwachs (1990), postmemory, as studied by the Romanian scholar Hirsch (2012), and the relationship between memory and history, as examined by the Argentine critic Sarlo (2007). Based on these authors, our objective is to reflect on the narrative construction of the book regarding the catastrophe. As our research methodology, we analyze excerpts from both volumes of Maus, taking into account its specificity as sequential art, a concept coined by cartoonist Will Eisner (1989), and the analytical approaches to this form of art proposed by McCloud (1995). For a better understanding of Spiegelman's work, we also briefly examine the comic book In the Shadow of No Towers (2004). It is essential to emphasize that this research does not aim to revise the Holocaust or question its historical veracity, and we vehemently repudiate such attitudes. This study seeks to understand and remember, not to neglect well-established historical facts. |
| Keywords: | Segunda guerra mundial Holocausto Histórias em Quadrinhos Memória e história- relação Pós-memória Trauma Second world war Holocaust Comic Books Memory and history - relationship Post-memory Judeus - holocausto |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
| URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43115 |
| Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CFP - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| YSLAN WESLLEN PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2025.pdf | Yslan Wesllen Pereira da Silva. Monografia História CFP 2025. | 3.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
