Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA,J. P. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9995895606257550pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Adriana Sidralle rolim de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a história das línguas neolatinas, especialmente, o português e o espanhol, sob uma perspectiva diacrônica e comparativa. Destacamos a relevância da da Linguística Histórica para o ensino, utilizando uma abordagem bibliográfica e qualitativa, fundamentada em teóricos como Elia (1979) e Ilari (1999). Inicialmente, contextualizamos a evolução da linguagem, desde os mitos sobre sua origem até o método histórico-comparativo de Bopp e Diez. Em seguida, exploramos a expansão do latim na Península Ibérica e a formação do português e espanhol. Depois, propomos um método de ensino de língua portuguesa como materna e de língua espanhola como segunda língua, baseado na comparação linguística e no resgate do latim como ferramenta pedagógica, partindo da problemática de que o ensino dessas línguas por vezes não abarca esses conhecimentos diacrônicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLinguística histórica, ensino de língua portuguesa e de língua espanhola: contribuições para a formação e prática docente na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2025-04-23-
dc.description.abstractThis paper analyzes the history of the Romance languages, especially Portuguese and Spanish, from a diachronic and comparative perspective. We highlight the relevance of Historical Linguistics for language teaching, using a bibliographic and qualitative approach, based on theorists such as Elia (1979) and Ilari (1999). Initially, we contextualize the evolution of language, from myths about its origin to the historical-comparative method of Bopp and Diez. Then, we explore the expansion of Latin in the Iberian Peninsula and the formation of Portuguese and Spanish. Afterwards, we propose a teaching method for Portuguese as a mother tongue and Spanish as a second language, based on linguistic comparison and the recovery of Latin as a pedagogical tool, starting from the problem that the teaching of these languages often does not include this diachronic knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43120-
dc.date.accessioned2025-09-03T14:16:40Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-09-03T14:16:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguística históricapt_BR
dc.subjectLíngua neolatinaspt_BR
dc.subjectLínguas peninsularespt_BR
dc.subjectCatedral Diocesana - Cajazeiras - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino de Espanholpt_BR
dc.subjectSantuário Nossa Senhora Auxiliadora - Cajazeiras - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectHistorical linguisticspt_BR
dc.subjectNeo-Latin languagespt_BR
dc.subjectPeninsular languagespt_BR
dc.subjectDiocesan Cathedral - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectTeaching Spanishpt_BR
dc.subjectSanctuary of Our Lady Help of Christians - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, João Pedro Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical linguistics, teaching of Portuguese and Spanish: contributions to teaching training and practice in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, João Pedro Ferreira. Linguística histórica, ensino de língua portuguesa e de língua espanhola: contribuições para a formação e prática docente na educação básica. 2025. 50f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PEDRO FERREIRA PEREIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2025.pdfJoão Pedro Ferreira Pereira. Monografia Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. CFP 2025. 1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.