Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43120Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator.ID | PEREIRA,J. P. F. | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9995895606257550 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | SILVA, Abdoral Inácio da. | - |
| dc.contributor.advisor1ID | SILVA, A. I. | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | MOURA, Adriana Sidralle rolim de. | - |
| dc.contributor.referee2 | SOUSA, José Wanderley Alves de. | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa a história das línguas neolatinas, especialmente, o português e o espanhol, sob uma perspectiva diacrônica e comparativa. Destacamos a relevância da da Linguística Histórica para o ensino, utilizando uma abordagem bibliográfica e qualitativa, fundamentada em teóricos como Elia (1979) e Ilari (1999). Inicialmente, contextualizamos a evolução da linguagem, desde os mitos sobre sua origem até o método histórico-comparativo de Bopp e Diez. Em seguida, exploramos a expansão do latim na Península Ibérica e a formação do português e espanhol. Depois, propomos um método de ensino de língua portuguesa como materna e de língua espanhola como segunda língua, baseado na comparação linguística e no resgate do latim como ferramenta pedagógica, partindo da problemática de que o ensino dessas línguas por vezes não abarca esses conhecimentos diacrônicos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras - Língua Portuguesa. | pt_BR |
| dc.title | Linguística histórica, ensino de língua portuguesa e de língua espanhola: contribuições para a formação e prática docente na educação básica. | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
| dc.description.abstract | This paper analyzes the history of the Romance languages, especially Portuguese and Spanish, from a diachronic and comparative perspective. We highlight the relevance of Historical Linguistics for language teaching, using a bibliographic and qualitative approach, based on theorists such as Elia (1979) and Ilari (1999). Initially, we contextualize the evolution of language, from myths about its origin to the historical-comparative method of Bopp and Diez. Then, we explore the expansion of Latin in the Iberian Peninsula and the formation of Portuguese and Spanish. Afterwards, we propose a teaching method for Portuguese as a mother tongue and Spanish as a second language, based on linguistic comparison and the recovery of Latin as a pedagogical tool, starting from the problem that the teaching of these languages often does not include this diachronic knowledge. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43120 | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-03T14:16:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-03 | - |
| dc.date.available | 2025-09-03T14:16:40Z | - |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.subject | Linguística histórica | pt_BR |
| dc.subject | Língua neolatinas | pt_BR |
| dc.subject | Línguas peninsulares | pt_BR |
| dc.subject | Catedral Diocesana - Cajazeiras - Município - Paraíba | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Espanhol | pt_BR |
| dc.subject | Santuário Nossa Senhora Auxiliadora - Cajazeiras - Município - Paraíba | pt_BR |
| dc.subject | Historical linguistics | pt_BR |
| dc.subject | Neo-Latin languages | pt_BR |
| dc.subject | Peninsular languages | pt_BR |
| dc.subject | Diocesan Cathedral - Cajazeiras - Municipality - Paraíba | pt_BR |
| dc.subject | Teaching Spanish | pt_BR |
| dc.subject | Sanctuary of Our Lady Help of Christians - Cajazeiras - Municipality - Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.creator | PEREIRA, João Pedro Ferreira. | - |
| dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.title.alternative | Historical linguistics, teaching of Portuguese and Spanish: contributions to teaching training and practice in basic education. | pt_BR |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, João Pedro Ferreira. Linguística histórica, ensino de língua portuguesa e de língua espanhola: contribuições para a formação e prática docente na educação básica. 2025. 50f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025. | pt_BR |
| Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JOÃO PEDRO FERREIRA PEREIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2025.pdf | João Pedro Ferreira Pereira. Monografia Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. CFP 2025. | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
