Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARTINS, S. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823194141184636pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. V. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583361104101777pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUÊS, Erik Viana Carlos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoO reconhecimento dos gêneros textuais torna-se fundamental como objeto de estudo no decorrer dos anos escolares bem como essencial no desenvolvimento da comunicação humana. Nesse viés, este estudo aborda as perspectivas do gênero paródia como ferramenta pedagógica para auxiliar o educador a promover atividades no contexto escolar, no intento de orientar os discentes a identificarem a estrutura linguístico-textual dos gêneros estudados e, consequentemente, desenvolver a leitura e a interpretação textual. Assim, esta pesquisa objetiva investigar o gênero paródia como recurso pedagógico para o ensino de gêneros textuais em sala de aula a partir da Sequência Didática. O gênero textual paródia, nesse contexto, desempenha a função de resgatar outros textos e estimular a criatividade, promovendo o desenvolvimento cognitivo e ampliando a capacidade de compreensão e interpretação textual do aluno. Como aporte teórico acerca dos gêneros textuais, trazemos os estudos de Marcuschi (2008); Bakhtin (2016); Dos Santos e Gusmão (2018); e Cavalcanti (2011); Coelho (2000). Para as abordagens sobre a Sequência Didática, a discussão foi norteada pelas definições de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além disso, outros postulados teóricos também ancoraram as nossas discussões. Trata-se de um estudo bibliográfico, envolvendo um levantamento de dados já existentes. A abordagem é do tipo qualitativa, pois foca na compreensão dos fenômenos relacionados ao desenvolvimento das temáticas por meio do gênero paródia como ferramenta em sala de aula. Como recurso educacional desta pesquisa, apresentamos como proposta uma Sequência Didática (SD) embasada no modelo desenvolvido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), enfatizando a paródia como ferramenta didático-pedagógica para o estudo do gênero narrativo conto de fadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO gênero textual paródia: um instrumento de ensino na perspectiva da intertextualidade.pt_BR
dc.date.issued2025-04-25-
dc.description.abstractThe recognition of textual genres has become fundamental as an object of study throughout the school years, as well as essential for the development of human communication. In this context, this study addresses the perspectives of the parody genre as a pedagogical tool to support educators in implementing activities within the school environment, aiming to guide students in identifying the linguistic and textual structure of the genres studied and, consequently, to develop reading and textual interpretation skills. Thus, this research aims to investigate the parody genre as a pedagogical resource for teaching textual genres in the classroom through the use of a Didactic Sequence. In this context, the parody genre serves to retrieve and rework existing texts while stimulating creativity, promoting cognitive development, and enhancing students’ capacity for textual understanding and interpretation. As theoretical support on textual genres, we draw on the studies of Marcuschi (2008), Bakhtin (2016), Dos Santos and Gusmão (2018), Cavalcanti (2011), and Coelho (2000). For the approach to the Didactic Sequence, the discussion is guided by the definitions provided by Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). Furthermore, other theoretical frameworks also underpinned our reflections. This is a bibliographic study, involving the review and analysis of existing data. The approach is qualitative, as it focuses on understanding phenomena related to the development of the themes through the parody genre as a classroom tool. As an educational outcome of this research, we propose a Didactic Sequence (DS) based on the model developed by Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004), emphasizing parody as a didactic-pedagogical tool for the study of the narrative genre of fairy tales.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43121-
dc.date.accessioned2025-09-03T14:41:50Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-09-03T14:41:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectRecurso pedagógico - Paródiapt_BR
dc.subjectCaderno pedagógicopt_BR
dc.subjectText genrept_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectParodypt_BR
dc.subjectPedagogical resource - Parodypt_BR
dc.subjectPedagogical notebookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTINS, Suely Leandro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe textual genre parody: a teaching instrument from the perspective of intertextuality.pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Suely Leandro. O gênero textual paródia: um instrumento de ensino na perspectiva da intertextualidade. 2025. 59f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUELY LEANDRO MARTINS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2025.pdfSuely Leandro Martins. Monografia Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. CFP 2025. 1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.