Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43393| Title: | Leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
| Other Titles: | Reading in the early grades of elementary school |
| ???metadata.dc.creator???: | ROLIM, Josefa Veríssimo. LIRA, Jussara Rufino de. |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, Elzanir dos. |
| Keywords: | Leitura - séries iniciais;Ensino de leitura;Leitor crítico;Leitura e educação;Processo de leitura - professores - dificuldades no trabalho;Formação de leitores;E.M.E.I.E.F Tiburtino Veríssimo Dantas - Várzea da Ema - Santa Helena - PB;Escola - Distrito - Várzea Ema - Santa Helena - PB;Reading - early grades;Teaching reading;Critical reader;Reading and education;Reading process - teachers - difficulties at work;Reader training;School - District - Várzea Ema - Santa Helena - PB |
| Issue Date: | Oct-2003 |
| Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
| Citation: | ROLIM, Josefa Veríssimo. LIRA, Jussara Rufino de. Leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2003. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2003. |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | A leitura ocupa um espaço privilegiado não apenas no Ensino da Língua Portuguesa, mas também em outras disciplinas que objetivam a transmissão de cultura e de valores para as novas gerações.Produzir bons leitores tem se constituído um desafio para a escola em todas as partes do mundo. Da escola primária à universidade professores se queixam de que a maioria dos alunos lê mal e não sabem usar os livros para estudar. Pois, educadores e editores lamentam que o gosto pela leitura esteja desaparecendo. Ler permite a construção de um mundo imaginário individual em que personagens e cenários possam ser criados de acordo com a imaginação de cada um, o que com certeza é bastante diferente do que acontece com outros meios de comunicação como TV ou o videogame. A leitura precisa ser natural, espontânea, tranquila em seu despertar para que possa, aos poucos, ir se solidificando e ganhando espaço na vida do sujeito.Diante de tudo isso, questões são levantadas no contexto educacional que está a exigir soluções alternativas de metodologias adequadas a um trabalho escolar, voltado para o ensino da leitura. |
| Keywords: | Leitura - séries iniciais Ensino de leitura Leitor crítico Leitura e educação Processo de leitura - professores - dificuldades no trabalho Formação de leitores E.M.E.I.E.F Tiburtino Veríssimo Dantas - Várzea da Ema - Santa Helena - PB Escola - Distrito - Várzea Ema - Santa Helena - PB Reading - early grades Teaching reading Critical reader Reading and education Reading process - teachers - difficulties at work Reader training School - District - Várzea Ema - Santa Helena - PB |
| URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43393 |
| Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JOSEFA VERÍSSIMA ROLIM. JUSSARA RUFINO DE LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2003.pdf | Josefa Veríssima Rolim. Jussara Rufino de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2003. | 19.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
