Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43393
Title: Leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Other Titles: Reading in the early grades of elementary school
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Josefa Veríssimo.
LIRA, Jussara Rufino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Elzanir dos.
Keywords: Leitura - séries iniciais;Ensino de leitura;Leitor crítico;Leitura e educação;Processo de leitura - professores - dificuldades no trabalho;Formação de leitores;E.M.E.I.E.F Tiburtino Veríssimo Dantas - Várzea da Ema - Santa Helena - PB;Escola - Distrito - Várzea Ema - Santa Helena - PB;Reading - early grades;Teaching reading;Critical reader;Reading and education;Reading process - teachers - difficulties at work;Reader training;School - District - Várzea Ema - Santa Helena - PB
Issue Date: Oct-2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, Josefa Veríssimo. LIRA, Jussara Rufino de. Leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2003. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2003.
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura ocupa um espaço privilegiado não apenas no Ensino da Língua Portuguesa, mas também em outras disciplinas que objetivam a transmissão de cultura e de valores para as novas gerações.Produzir bons leitores tem se constituído um desafio para a escola em todas as partes do mundo. Da escola primária à universidade professores se queixam de que a maioria dos alunos lê mal e não sabem usar os livros para estudar. Pois, educadores e editores lamentam que o gosto pela leitura esteja desaparecendo. Ler permite a construção de um mundo imaginário individual em que personagens e cenários possam ser criados de acordo com a imaginação de cada um, o que com certeza é bastante diferente do que acontece com outros meios de comunicação como TV ou o videogame. A leitura precisa ser natural, espontânea, tranquila em seu despertar para que possa, aos poucos, ir se solidificando e ganhando espaço na vida do sujeito.Diante de tudo isso, questões são levantadas no contexto educacional que está a exigir soluções alternativas de metodologias adequadas a um trabalho escolar, voltado para o ensino da leitura.
Keywords: Leitura - séries iniciais
Ensino de leitura
Leitor crítico
Leitura e educação
Processo de leitura - professores - dificuldades no trabalho
Formação de leitores
E.M.E.I.E.F Tiburtino Veríssimo Dantas - Várzea da Ema - Santa Helena - PB
Escola - Distrito - Várzea Ema - Santa Helena - PB
Reading - early grades
Teaching reading
Critical reader
Reading and education
Reading process - teachers - difficulties at work
Reader training
School - District - Várzea Ema - Santa Helena - PB
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43393
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA VERÍSSIMA ROLIM. JUSSARA RUFINO DE LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2003.pdfJosefa Veríssima Rolim. Jussara Rufino de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2003.19.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.