Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43400
Title: Leitura e escrita: dificuldade e perspectiva.
Other Titles: Reading and writing: difficulty and perspective.
???metadata.dc.creator???: MESSIAS, Liduína Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SANTOS, Elzanir dos.
Keywords: Leitura e escrita;Leitura e escrita - dificuldade nas séries iniciais;Formação de professores;Educação infantil;São Gonçalo - Sousa- PB - Ensino fundamental;Escola de Primeiro Grau de Ensino Fundamental Degma Lúcia - São Gonçalo - Sousa - PB;Leitura - séries iniciais;Leitura - ensino e aprendizagem;Reading and writing;Reading and writing - difficulty in the early grades;Teacher training;Early childhood education;São Gonçalo - Sousa- PB - Elementary school;Degma Lúcia Elementary School - São Gonçalo - Sousa - PB;Reading - early grades;Reading - teaching and learning
Issue Date: Mar-2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MESSIAS, Liduína Dias. Leitura e escrita: dificuldades e perspectivas. 2005. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta proposta de estudo teve como intenção identificar os fatores que dificultaram o desenvolvimento da leitura e escrita nas séries do Ensino Fundamental. Ele teve como motivação uma reunião com as professoras das séries iniciais da Escola de Ia Grau de Ensino Fundamental Degma Lúcia de São Gonçalo - Sousa/PB. Parte-se do princípio de que para se compreender o processo de leitura e escrita faz-se necessário conhecer o trabalho dos professores e sua metodologia de trabalho. A prática da leitura e escrita proporciona ao aluno elevar seu lado crítico e reflexivo, independentemente do contexto escolar, permite ainda compreender e valorizar melhor cada passe do aprendizado na vida e nas práticas sociais.Através da leitura, os alunos integram-se com o mundo em que vivem, adquirindo novos conhecimentos, tomando-se mais aptos para dominarem assuntos em diversificadas situações. Tanto a leitura como a escrita tem lugar importante na vida das pessoas, elas podem desenvolver a capacidade que há em associar idéias, planos, sínteses dos assuntos, tomando os alunos mais críticos e renovando as suas criatividades.
Keywords: Leitura e escrita
Leitura e escrita - dificuldade nas séries iniciais
Formação de professores
Educação infantil
São Gonçalo - Sousa- PB - Ensino fundamental
Escola de Primeiro Grau de Ensino Fundamental Degma Lúcia - São Gonçalo - Sousa - PB
Leitura - séries iniciais
Leitura - ensino e aprendizagem
Reading and writing
Reading and writing - difficulty in the early grades
Teacher training
Early childhood education
São Gonçalo - Sousa- PB - Elementary school
Degma Lúcia Elementary School - São Gonçalo - Sousa - PB
Reading - early grades
Reading - teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43400
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIDUÍNA DIAS MESSIAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfLiduína Dias Messias. Monografia Pedagogia. CFP 2005.8.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.