Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43404
Title: Sexualidade infantil: um desafio para os educadores.
Other Titles: Child sexuality: a challenge for educators.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Liliane Andréa Antunes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.
Keywords: Sexualidade infantil;Identidade infantil - construção do gênero;Educadores;Infância e sexualidade;Educação sexual;Orientação sexual - espaço escolar;Escola Estadual Virgílio Pinto - Sousa - PB;Sousa - PB - Ensino fundamental;Sexualidade - tabus;Child sexuality;Childhood identity - gender construction;Educators;Childhood and sexuality;Sex education;Sexual orientation - school space;Virgil Pinto State School - Sousa - PB;Sousa - PB - Elementary school;Sexuality - taboos
Issue Date: Sep-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Liliane Andréa Antunes de. Sexualidade Infantil: um desafio para os educadores. 2004. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: Os docentes resguardam-se da discussão sobre os afetos, os desejos, os rituais e as fantasias e procuram manter a sexualidade, sempre que possível, sob um enfoque estritamente informativo e biológico. Barradas por esses limites, muitas das inquietações e dúvidas que mobilizam as crianças deixam de ser expressas e só podem ser contempladas no interior de seus próprios grupos, causando-lhes ansiedade, medo e insegurança em relação à sexualidade. As dificuldades dos professores em lidarem com sua própria sexualidade acabam produzindo uma “muralha” de constrangimento e omissão, ou seja, existe uma barreira para o educador realizar um trabalho de Orientação Sexual, seja pelas suas concepções, pela cultura ou pelo currículo da escola. Dessa maneira, este trabalho oferece aos educadores da Escola Estadual Virgílio Pinto, do Ensino Fundamental de 1a a 4a séries da cidade de Sousa-PB, um espaço de reflexão e aquisição de informações acerca da sexualidade, e os mesmos refletiram sobre a sexualidade considerando todos os aspectos que a envolvem, bem como, o desenvolvimento de estratégias de trabalho para facilitar-lhes a abordagem da sexualidade junto aos alunos. Com o intuito de fornecer aos educadores subsídios para que os mesmos possam refletir sobre a sexualidade considerando os aspectos biológicos, psíquicos e sociais que a envolvem, como também, possibilitando o manejo da abordagem dessa temática no espaço escolar, utilizamos inicialmente, um questionário (anexo). Posteriormente, foram utilizadas as seguintes estratégias: leitura e análise de textos; músicas; filmes; dinâmica de grupo. Os resultados apontam que os professores são despreparados para abordar a temática da sexualidade com os alunos. Embora haja um interesse6 em desenvolver um trabalho dessa natureza, lhes faltam subsídios. Além disso, possuem uma visão da sexualidade eivada de tabus, crenças e preconceitos o que trazem implicações diretas na prática pedagógica que desenvolvem. Assim, consideramos que os educadores precisam de fundamentos para abordar a temática da sexualidade em sala de aula de forma não diretiva, destituída de uma visão restrita ao biológico, que promova o questionamento e a livre possibilidade de escolha dos alunos, tal como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Keywords: Sexualidade infantil
Identidade infantil - construção do gênero
Educadores
Infância e sexualidade
Educação sexual
Orientação sexual - espaço escolar
Escola Estadual Virgílio Pinto - Sousa - PB
Sousa - PB - Ensino fundamental
Sexualidade - tabus
Child sexuality
Childhood identity - gender construction
Educators
Childhood and sexuality
Sex education
Sexual orientation - school space
Virgil Pinto State School - Sousa - PB
Sousa - PB - Elementary school
Sexuality - taboos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Eduação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43404
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIANE ANDRÉA ANTUNES DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2004.pdfLiliane Andréa Antunes de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2004.22.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.