Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43447
Title: Dificuldade no ensino da leitura e escrita nas séries iniciais.
Other Titles: Difficulty in teaching reading and writing in the early grades.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Maria de Fátima Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Elzanir dos.
Keywords: Leitura e escrita - dificuldades de aprendizagem;E.M.E.F. Otacílio Gomes da Sá - Cajazeiras - PB;Habilidade da leitura - ensino fundamental;Ensino - leitura e escrita;Evasão escolar;Cajazeiras- PB - ensino fundamental;Leitura e escrita - séries iniciais;Reading and writing - learning difficulties;Reading Skills - Elementary School;Teaching - reading and writing;School dropout;Cajazeiras- PB - elementary school;Reading and writing - early grades
Issue Date: Aug-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Maria de Fátima Alves. Dificuldades no ensino da leitura e Escrita nas séries iniciais. 2004. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: A realidade das escolas nos dias atuais se encontra distante daquilo que defendem as teorias e de uma prática que possa promover a formação de leitores críticos e participativos. Isso resulta em um cenário de ensino deficiente, o qual contribui para um alto número de repetências nas escolas de modo geral. A E.M.E.F. Otacílio Gomes de Sá, por exemplo, tem apresentado um elevado índice de evasão escolar. Em uma visita à escola, percebi que os alunos da primeira série possuem faixas etárias bastante variadas. Segundo as professoras, essa heterogeneidade causa uma grande problemática para o ensino da leitura e da escrita. Diante disso, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre essa problemática, a fim de identificar as causas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Nos encontros que tive com os professores da E.M.E.F. Otacílio Gomes de Sá, percebi que as professoras não têm conseguido fazer com que os alunos se sintam motivados pelas atividades de leitura e escrita, tornando o processo de aprendizagem ainda mais difícil.
Keywords: Leitura e escrita - dificuldades de aprendizagem
E.M.E.F. Otacílio Gomes da Sá - Cajazeiras - PB
Habilidade da leitura - ensino fundamental
Ensino - leitura e escrita
Evasão escolar
Cajazeiras- PB - ensino fundamental
Leitura e escrita - séries iniciais
Reading and writing - learning difficulties
Reading Skills - Elementary School
Teaching - reading and writing
School dropout
Cajazeiras- PB - elementary school
Reading and writing - early grades
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43447
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA ALVES RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfMaria de Fátima Alves Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2005.10.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.