Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43526
Title: Leitura e escrita: um processo de construção possível.
Other Titles: Reading and writing: a possible construction process.
???metadata.dc.creator???: ABRANTES, Mônica Queiroga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Leitura e escrita - séries iniciais;Alfabetização;Educação básica;Práticas pedagógicas;Processo de ensino - Aprendizagem;Formação de Leitores;Escola Municipal Fundamental Tozinho Gadelha - Sousa PB;Educação infantil - Sousa -PB;Estágio supervisionado - formação de professor;Reading and writing - early grades;Literacy;Basic education;Pedagogical practices;Teaching-Learning Process;Reader Training;Tozinho Gadelha Municipal Elementary School - Sousa PB;Early childhood education - Sousa -PB;Supervised internship - teacher training
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABRANTES, Mônica Queiroga. Leitura e escrita: um processo de construção possível . 2005. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: A temática Leitura e Escrita: um processo possível, surgiu devido às dificuldades encontradas pelos professores com relação ao desenvolvimento do processo da leitura e a escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tozinho Gadelha, na cidade de Sousa-PB, com o objetivo de analisar o processo de leitura e escrita, na tentativa de contribuir com novas reflexões sobre esse processo. A aquisição da leitura e da escrita é fundamental para integração do individuo no seu contexto sócio-econômico e cultural. O ato de ler e escrever abre novas perspectivas à criança, permitindo-lhe discutir criticamente a realidade. A prática de leitura é estimulante, os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas, em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos, eles nos ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar. Referente ao processo da leitura percebe-se que ainda existe uma preocupação com a decodificação das palavras e não com a interpretação das mesmas, tornando o ato de ler, um processo mecânico.
Keywords: Leitura e escrita - séries iniciais
Alfabetização
Educação básica
Práticas pedagógicas
Processo de ensino - Aprendizagem
Formação de Leitores
Escola Municipal Fundamental Tozinho Gadelha - Sousa PB
Educação infantil - Sousa -PB
Estágio supervisionado - formação de professor
Reading and writing - early grades
Literacy
Basic education
Pedagogical practices
Teaching-Learning Process
Reader Training
Tozinho Gadelha Municipal Elementary School - Sousa PB
Early childhood education - Sousa -PB
Supervised internship - teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43526
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÔNICA QUEIROGA ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfMônica Queiroga Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2005.9.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.