Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43526| Title: | Leitura e escrita: um processo de construção possível. |
| Other Titles: | Reading and writing: a possible construction process. |
| ???metadata.dc.creator???: | ABRANTES, Mônica Queiroga. |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAMPOS, Maria de Lourdes. |
| Keywords: | Leitura e escrita - séries iniciais;Alfabetização;Educação básica;Práticas pedagógicas;Processo de ensino - Aprendizagem;Formação de Leitores;Escola Municipal Fundamental Tozinho Gadelha - Sousa PB;Educação infantil - Sousa -PB;Estágio supervisionado - formação de professor;Reading and writing - early grades;Literacy;Basic education;Pedagogical practices;Teaching-Learning Process;Reader Training;Tozinho Gadelha Municipal Elementary School - Sousa PB;Early childhood education - Sousa -PB;Supervised internship - teacher training |
| Issue Date: | 2005 |
| Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
| Citation: | ABRANTES, Mônica Queiroga. Leitura e escrita: um processo de construção possível . 2005. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | A temática Leitura e Escrita: um processo possível, surgiu devido às dificuldades encontradas pelos professores com relação ao desenvolvimento do processo da leitura e a escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tozinho Gadelha, na cidade de Sousa-PB, com o objetivo de analisar o processo de leitura e escrita, na tentativa de contribuir com novas reflexões sobre esse processo. A aquisição da leitura e da escrita é fundamental para integração do individuo no seu contexto sócio-econômico e cultural. O ato de ler e escrever abre novas perspectivas à criança, permitindo-lhe discutir criticamente a realidade. A prática de leitura é estimulante, os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas, em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos, eles nos ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar. Referente ao processo da leitura percebe-se que ainda existe uma preocupação com a decodificação das palavras e não com a interpretação das mesmas, tornando o ato de ler, um processo mecânico. |
| Keywords: | Leitura e escrita - séries iniciais Alfabetização Educação básica Práticas pedagógicas Processo de ensino - Aprendizagem Formação de Leitores Escola Municipal Fundamental Tozinho Gadelha - Sousa PB Educação infantil - Sousa -PB Estágio supervisionado - formação de professor Reading and writing - early grades Literacy Basic education Pedagogical practices Teaching-Learning Process Reader Training Tozinho Gadelha Municipal Elementary School - Sousa PB Early childhood education - Sousa -PB Supervised internship - teacher training |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
| URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43526 |
| Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MÔNICA QUEIROGA ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdf | Mônica Queiroga Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2005. | 9.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
