Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43535
Title: A importância da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental I como instrumento de informação aprendizagem e lazer.
Other Titles: The importance of reading in the initial grades of Elementary School I as an instrument of information, learning and leisure.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Verani Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Keywords: Leitura;Formação de leitor;Prática pedagógica em leitura;Leitura - séries iniciais;Aprendizagem de leitura - construção;Escola Municipal de 1°grau Batista Gambarra - Sousa - PB;Sousa - PB - ensino de 1º grau;aprendizagem de leitura - pesquisa exploratória;Reading;Reader training;Pedagogical practice in reading;Reading - early grades;Learning to read - construction;Batista Gambarra Municipal Elementary School - Sousa - PB;Sousa - PB - primary education;learning to read - exploratory research
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Verani Alves. A importância da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental I como instrumento de informação, aprendizagem e lazer. 2005. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da leitura, elucidando questões da prática dos educadores nas séries iniciais referente ao processo de formação de leitores. Para a realização deste trabalho, fizeram-se necessários estudos iniciais para delimitar e situar a temática em foco. Trabalhamos com um grupo de quatro educadores da Escola Municipal de 1° Grau "Batista Gambarra", na cidade de Sousa-Pb, onde se situou a pesquisa. Os dados foram coletados em duas etapas. Inicialmente, a preocupação foi com um estudo exploratório da realidade a ser pesquisada, o que foi feito por meio de um questionário, cuja análise quantitativa procurou identificar características peculiares dos sujeitos pesquisados.
Keywords: Leitura
Formação de leitor
Prática pedagógica em leitura
Leitura - séries iniciais
Aprendizagem de leitura - construção
Escola Municipal de 1°grau Batista Gambarra - Sousa - PB
Sousa - PB - ensino de 1º grau
aprendizagem de leitura - pesquisa exploratória
Reading
Reader training
Pedagogical practice in reading
Reading - early grades
Learning to read - construction
Batista Gambarra Municipal Elementary School - Sousa - PB
Sousa - PB - primary education
learning to read - exploratory research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43535
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERANI ALVES PEREIRA.MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfVerani Alves Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2005. 20.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.