Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43297
Title: Estratégias de otimização da ação docente junto a discentes no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Strategies for optimizing teaching actions with students in addressing learning difficulties in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: ESTRELA, Márcia Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, Juliane de Sousa.
Keywords: Aprendizagem;Gestão da aprendizagem;Inovação pedagógica;Ensino;Learning;Learning management;Pedagogical innovation;Teaching
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESTRELA, Márcia Maria. Estratégia de otimização da ação docente junto aos discentes no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 22f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo constitui-se num registro de uma experiência de apoio pedagógico realizada em junho de 2016 em uma escola da rede municipal de uma cidade paraibana. Teve como eixo central a vivência de estratégias de otimização da ação docente, junto a discentes do 4o ano do ensino fundamental, no enfrentamento de suas dificuldades de aprendizagem em relação à escrita. Compreendendo que essas dificuldades são ocasionadas por inúmeros fatores, sendo um deles a falta de um trabalho pedagógico planejado e sistematizado faz-se necessário destacar a ação docente como mecanismo potencializador na superação dessas dificuldades. A metodologia adotada constou de três etapas, a saber: primeira, levantamento bibliográfico, a fim de obter conhecimentos teóricos que fundamentassem as ações a serem realizadas; a segunda etapa foi a vivência em campo com sete alunos do 4o ano, com a intenção de oportunizá-los um ensino sistematizado que demonstrasse a eficácia de estratégias inovadoras na superação das dificuldades, tendo como consequência a aceleração da aprendizagem; a terceira etapa foi a sistematização dessa intervenção sob a forma de artigo. Quanto aos resultados essa intervenção pedagógica mostrou que a ação docente intencional, contextualizada, fundamentada em conhecimentos teóricos, apoiada pelo compromisso da gestão escolar em possibilitar os meios necessários resulta em aprendizagem significativa. Em função dos resultados obtidos pretende-se continuar com esse projeto até dezembro de 2016, pois acredita-se conseguir alcançar o objetivo de ver os alunos sujeitos desse estudo progredirem mais ainda em sua aprendizagem cognitiva.
Keywords: Aprendizagem
Gestão da aprendizagem
Inovação pedagógica
Ensino
Learning
Learning management
Pedagogical innovation
Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Escolar.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43297
Appears in Collections:Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIA MARIA ESTRELA. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇAO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR. CFP 2016.pdfMárcia Maria Estrela. Monografia Especialização em Planejamento e Gestão Escolar. CFP 2016.6.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.