Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43297| Title: | Estratégias de otimização da ação docente junto a discentes no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
| Other Titles: | Strategies for optimizing teaching actions with students in addressing learning difficulties in the early years of elementary school. |
| ???metadata.dc.creator???: | ESTRELA, Márcia Maria. |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | FERNANDES, Juliane de Sousa. |
| Keywords: | Aprendizagem;Gestão da aprendizagem;Inovação pedagógica;Ensino;Learning;Learning management;Pedagogical innovation;Teaching |
| Issue Date: | 2016 |
| Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
| Citation: | ESTRELA, Márcia Maria. Estratégia de otimização da ação docente junto aos discentes no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 22f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo constitui-se num registro de uma experiência de apoio pedagógico realizada em junho de 2016 em uma escola da rede municipal de uma cidade paraibana. Teve como eixo central a vivência de estratégias de otimização da ação docente, junto a discentes do 4o ano do ensino fundamental, no enfrentamento de suas dificuldades de aprendizagem em relação à escrita. Compreendendo que essas dificuldades são ocasionadas por inúmeros fatores, sendo um deles a falta de um trabalho pedagógico planejado e sistematizado faz-se necessário destacar a ação docente como mecanismo potencializador na superação dessas dificuldades. A metodologia adotada constou de três etapas, a saber: primeira, levantamento bibliográfico, a fim de obter conhecimentos teóricos que fundamentassem as ações a serem realizadas; a segunda etapa foi a vivência em campo com sete alunos do 4o ano, com a intenção de oportunizá-los um ensino sistematizado que demonstrasse a eficácia de estratégias inovadoras na superação das dificuldades, tendo como consequência a aceleração da aprendizagem; a terceira etapa foi a sistematização dessa intervenção sob a forma de artigo. Quanto aos resultados essa intervenção pedagógica mostrou que a ação docente intencional, contextualizada, fundamentada em conhecimentos teóricos, apoiada pelo compromisso da gestão escolar em possibilitar os meios necessários resulta em aprendizagem significativa. Em função dos resultados obtidos pretende-se continuar com esse projeto até dezembro de 2016, pois acredita-se conseguir alcançar o objetivo de ver os alunos sujeitos desse estudo progredirem mais ainda em sua aprendizagem cognitiva. |
| Keywords: | Aprendizagem Gestão da aprendizagem Inovação pedagógica Ensino Learning Learning management Pedagogical innovation Teaching |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | Gestão Escolar. |
| URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43297 |
| Appears in Collections: | Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MARCIA MARIA ESTRELA. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇAO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR. CFP 2016.pdf | Márcia Maria Estrela. Monografia Especialização em Planejamento e Gestão Escolar. CFP 2016. | 6.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
