Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43620
Title: Relato de experiência do Estágio Curricular III Supervisionado na Licenciatura em Educação do Campo nas áreas das ciências humanas e sociais na Unidade Municipal de Ensino Presidente Vargas.
Other Titles: Experience report of the Curricular Internship III Supervised in the Bachelor's Degree in Rural Education in the areas of humanities and social sciences at the Presidente Vargas Municipal Education Unit.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Maria Edilene Paulino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Estágio supervisionado III - Lecampo;Formação docente;Educação do Campo CDSA UFCG.;Ciências humanas e sociais;Supervised Internship III - Lecampo;Teacher Training;Rural Education CDSA UFCG;Humanities and Social Sciences
Issue Date: 1-Oct-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Maria Edilene Paulino de. Relato de experiência do Estágio Curricular III Supervisionado na Licenciatura em Educação do Campo nas áreas das ciências humanas e sociais na Unidade Municipal de Ensino Presidente Vargas. 2025. 41f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43620
???metadata.dc.description.resumo???: O Estágio Supervisionado possibilita conhecer e interagir com a diversidade do campo de atuação profissional, possibilitando aos futuros professores a oportunidade de socializar o contexto real encontrado na sala de aula, sendo um elemento fundamental para a formação e constitui-se como o espaço, por excelência, da relação dialética entre a teoria e prática. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as vivências desenvolvidas, durante o curso da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, do curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com enfoque do desenvolvimento das atividades na área das Ciências Humanas e Sociais realizado na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas localizada no Bairro do Alto Alegre, no município de Sumé Paraíba. A nossa pesquisa é qualitativa no âmbito da pesquisa participante, através de um relato de experiência. Verificamos ao final da pesquisa que o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado III possibilitou a vivência de experiências significativa que contribuiu de forma direta para a minha formação docente, representando um espaço de aprendizado prático, em que foi possível não apenas descrever e executar atividades pedagógicas, mas também refletir sobre os desafios e potencialidades do campo da educação.
???metadata.dc.description.resumen???: La Práctica Supervisada posibilita conocer e interactuar con la diversidad del campo de actuación profesional, ofreciendo a los futuros docentes la oportunidad de socializar el contexto real encontrado en el aula, constituyéndose como un elemento fundamental para la formación y configurándose como el espacio, por excelencia, de la relación dialéctica entre la teoría y la práctica. De esta manera, el presente trabajo tiene como objetivo presentar las experiencias desarrolladas durante el curso de la asignatura de Práctica Curricular Supervisada III, del curso Interdisciplinario de Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con énfasis en el desarrollo de actividades en el área de las Ciencias Humanas y Sociales, realizadas en la Unidad Municipal de Enseñanza Fundamental Presidente Vargas, ubicada en el barrio Alto Alegre, en el municipio de Sumé, Paraíba. Nuestra investigación es de carácter cualitativo, en el marco de la investigación participante, a través de un relato de experiencia. Verificamos al final de la investigación que el desarrollo de la Práctica Curricular Supervisada III posibilitó la vivencia de experiencias significativas que contribuyeron de manera directa a mi formación docente, representando un espacio de aprendizaje práctico, en el que fue posible no solo describir y ejecutar actividades pedagógicas, sino también reflexionar sobre los desafíos y potencialidades del campo de la educación.
Keywords: Estágio supervisionado III - Lecampo
Formação docente
Educação do Campo CDSA UFCG.
Ciências humanas e sociais
Supervised Internship III - Lecampo
Teacher Training
Rural Education CDSA UFCG
Humanities and Social Sciences
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43620
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDILENE PAULINO DE SOUSA - TCC LECAMPO CDSA 2025.pdfMaria Edilene Paulino de Sousa - TCC LECAMPO CDSA 20252.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.