Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43635
Title: A questão agrária e o campesinato negro em Coxixola: a produção do recurso didático na perspectiva da educação antirracista.
Other Titles: The agrarian question and the black peasantry in Coxixola: the production of teaching resources from the perspective of anti-racist education.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Gabriela Kuely de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Sônia Maria Lira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SÁ, Carolina Figueiredo de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.
Keywords: Campesinato Negro;Questão agrária;Educação antirracista;Recurso didático;Educação do campo;Coxixola-PB – campesinato negro;Racismo estrutural;Escravidão – Paraíba;História da Paraíba – escravidão;Black Peasantry;Agrarian Question;Anti-Racist Education;Teaching Resources;Rural Education;Coxixola-PB – Black Peasantry;Structural Racism;Slavery – Paraíba;History of Paraíba – Slavery
Issue Date: 2-Oct-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Gabriela Kuely de. A questão agrária e o campesinato negro em Coxixola: a produção do recurso didático na perspectiva da educação antirracista. 2025. 71f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43635
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o processo de distribuição de terras no território que corresponde ao atual município de Coxixola-PB, buscando compreender como a formação histórica da estrutura agrária influencia a realidade camponesa e social contemporânea. A pesquisa parte da constatação da presença do povo africano escravizado no interior da Província da Parahyba, no século XIX, e avança para discutir a permanência das desigualdades raciais e econômicas na região, principalmente no aspecto étinico-racial. Assim, tomamos como objetivo geral analisar a questão agrária e camponesa no município de Coxixola, em articulação com a presença histórica do povo negro escravizado e com as práticas pedagógicas voltadas para a educação antirracista. Os objetivos específicos são: 1) analisar como ocorreu o processo de distribuição de terras no território que corresponde ao atual município de Coxixola, no sentido de entender como no passado há elementos importantes para o entendimento da atual questão agrária e camponesa neste território; 2) investigar a composição étnico-racial e os indicadores socioeconômicos do município de Coxixola, investigando a presença e o reconhecimento da população negra e parda; e 3) relatar a experiência vivida no Estágio Supervisionado III, realizado na Escola Municipal “Maria do Nascimento Neves”, no município de Coxixola-PB. A abordagem teórico-metodológica deste estudo parte de reflexões que tratam da preocupação de se conhecer as relações materiais (economia) historicamente constituídas de um povo para a se compreender as suas contradições do tempo presente, portanto, estamos assentados na concepção do materialismo histórico-dialético elaborado por Marx e Engels (1848). De maneira complementar, no campo pedagógico, adotamos a perspectiva da educação antirracista, fundamentada nas reflexões de Davis (2016), Hooks (2017), Gonzalez (1984) e Munanga (2005). Além de propor estratégias pedagógicas antirracistas, enfatizando a elaboração de recursos didáticos, como o Mapa da escravização na Paraíba do Século XIX, que promovam a problematização histórica, geográfica e filosófica, estimulando o pensamento crítico e a conscientização dos estudantes sobre desigualdades históricas e contemporâneas No que diz respeito às nossas fontes, buscamos a articulação entre a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizamos como base a historiografia crítica sobre a formação social do Cariri, a exemplo do trabalho de Galliza (1979) que trata do processo de escravização no interior da Paraíba, contribuindo para a compreensão das dinâmicas sociais e econômicas que marcaram o território; o levantamento de dados censitários (IBGE, 2010; 2022); e a análise de documentos históricos, como inventários e registros de batismos, crismas, casamentos e óbitos que comprovam a presença de pessoas negras escravizadas na região. Os resultados evidenciam que a formação territorial de Coxixola esteve marcada pela concentração de terras, pelo trabalho forçado de indígenas e africanos escravizados e pela manutenção de estruturas fundiárias excludentes, o que contribui para a vulnerabilidade socioeconômica atual da população. Ao mesmo tempo, o estudo reafirma a importância de uma educação antirracista que valorize as identidades negras e camponesas, como estratégia de resistência e transformação social. Concluímos, portanto, que a análise histórica e social do município não apenas permite compreender a questão agrária e camponesa, mas também contribui para fortalecer práticas educativas críticas, que busquem superar as marcas do racismo estrutural e das desigualdades históricas.
Abstract: This final project aims to analyze the land distribution process in the territory that corresponds to the present-day municipality of Coxixola, Paraíba, seeking to understand how the historical formation of the agrarian structure influences contemporary peasant and social reality. The research begins with the observation of the presence of enslaved African people in the interior of the Parahyba Province in the 19th century and progresses to discuss the persistence of racial and economic inequalities in the region. Thus, our overall objective is to analyze the agrarian and peasant issue in the municipality of Coxixola, in conjunction with the historical presence of enslaved Black people and pedagogical practices focused on anti-racist education. The specific objectives are: 1) analyze how the land distribution process occurred in the territory that corresponds to the current municipality of Coxixola, in order to understand how in the past there are important elements for understanding the current agrarian and peasant issue in this territory; 2) investigate the ethno-racial composition and socioeconomic indicators of the municipality of Coxixola, investigating the presence and recognition of the Black and Brown population, as well as propose anti-racist pedagogical strategies, emphasizing the development of teaching resources, such as the Map of Slavery in 19th-Century Paraíba, which promote historical, geographical, and philosophical problematization, stimulating critical thinking and raising students' awareness of historical and contemporary inequalities; and 3) report the experience lived in Supervised Internship III, held at the Municipal School “Maria do Nascimento Neves”, in the municipality of Coxixola-PB. The theoretical-methodological approach of this study is based on reflections that address the concern with understanding the historically constituted material relations (economy) of a people in order to understand their present-day contradictions. Therefore, we are grounded in the conception of historical-dialectical materialism developed by Marx and Engels (1848). Complementarily, in the pedagogical field, we adopt the perspective of anti-racist education, based on the reflections of Davis (2016), Hooks (2017), Gonzalez (1984), and Munanga (2005). Regarding our sources, we seek to articulate bibliographic, documentary, and field research. We use as a basis the critical historiography on the social formation of Cariri, such as the work of Galliza (1979), which addresses the process of enslavement in the interior of Paraíba, contributing to the understanding of the social and economic dynamics that marked the territory. the collection of census data (IBGE, 2010; 2022); and the analysis of historical documents, such as inventories and records of baptisms, confirmations, marriages and deaths that prove the presence of enslaved black people in the region. The results demonstrate that the territorial formation of Coxixola was marked by land concentration, the forced labor of Indigenous people and enslaved Africans, and the maintenance of exclusionary land structures, all of which contribute to the population's current socioeconomic vulnerability. At the same time, the study reaffirms the importance of an anti-racist education that values Black and peasant identities as a strategy for resistance and social transformation. We conclude, therefore, that the historical and social analysis of the municipality not only allows us to understand the agrarian and peasant issue but also contributes to strengthening critical educational practices that seek to overcome the scars of structural racism and historical inequalities.
Keywords: Campesinato Negro
Questão agrária
Educação antirracista
Recurso didático
Educação do campo
Coxixola-PB – campesinato negro
Racismo estrutural
Escravidão – Paraíba
História da Paraíba – escravidão
Black Peasantry
Agrarian Question
Anti-Racist Education
Teaching Resources
Rural Education
Coxixola-PB – Black Peasantry
Structural Racism
Slavery – Paraíba
History of Paraíba – Slavery
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43635
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA KUELY DE OLIVEIRA - TCC LECAMPO CDSA 2025.pdfGabriela Kuely de Oliveira - TCC LECAMPO CDSA 20253.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.