Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, E. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501328918041059pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Mayara Queiroga Estrela Abrantes.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826093283260726pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MOURA, Renally de Lima.-
dc.contributor.advisor-co1IDMOURA, R. L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDDE LIMA MOURA, RENALLY.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425612285641381pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Natália Dantas de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, N. D.pt_BR
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA ND.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1558616816377169pt_BR
dc.description.resumoA alimentação escolar tem papel fundamental na formação de hábitos alimentares saudáveis e no desempenho acadêmico dos alunos, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é responsável por garantir refeições nutricionalmente equilibradas e adaptadas à cultura alimentar regional, sendo uma estratégia relevante na promoção da segurança alimentar no Brasil. Diante disto, objetivou-se avaliar a qualidade dos cardápios escolares de uma escola da rede pública municipal localizada em uma cidade de pequeno porte do interior do Rio Grande do Norte, por meio da aplicação da ferramenta Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), desenvolvida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal, descritivo, com coleta de dados realizada durante o mês de maio de 2024, período em que foram acompanhadas as três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde) oferecidas aos alunos da instituição. A análise dos cardápios considerou critérios como presença de grupos alimentares essenciais, alimentos da sociobiodiversidade e regionais, bem como, a ausência de alimentos proibidos conformme a legislação vigente. Os resultados obtidos demonstraram que todos os cardápios avaliados durante as cinco semanas analisadas receberam a classificação <Inadequado=, com pontuações variando entre 31 e 40 pontos, abaixo do mínimo recomendado para uma alimentação considerada adequada. A oferta de frutas in natura foi irregular, não atendendo à frequência mínima exigida, e os alimentos da sociobiodiversidade apresentaram baixa presença. Por outro lado, a oferta de legumes, verduras e alimentos fontes de ferro heme foi mais consistente. Portanto, há necessidade de reformulação dos cardápios escolares para melhor atender às diretrizes do PNAE, promovendo maior diversidade alimentar e melhor qualidade nutricional, com vistas à melhoria da saúde e do rendimento escolar dos alunos. Espera-se que os resultados desta pesquisa sirvam como subsídio para ajustes no planejamento alimentar da rede municipal, fortalecendo políticas públicas de alimentação escolar mais eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.titleAvaliação qualitativa cardápio escolar em um município do interior do Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.date.issued2025-07-29-
dc.description.abstractSchool feeding plays a fundamental role in shaping healthy eating habits and improving students’ academic performance, especially in contexts of social vulnerability. The National School Feeding Program (PNAE) is responsible for ensuring nutritionally balanced meals that are adapted to regional food cultures, serving as a relevant strategy in promoting food security in Brazil. In this context, the objective of this study was to assess the quality of school menus in a municipal public school located in a small town in the interior of Rio Grande do Norte. The evaluation was carried out using the School Menu Quality Index (IQ COSAN), developed by the Food and Nutrition Security Coordination in partnership with the National Fund for the Development of Education (FNDE). This is a cross-sectional, descriptive study, with data collected during the month of May 2024. During this period, three daily meals provided by the institution (morning snack, lunch, and afternoon snack) were monitored. The analysis of the menus considered criteria such as the inclusion of essential food groups, the presence of regional and socio-biodiversity foods, and the absence of foods prohibited by current legislation. The results showed that all menus evaluated over the five weeks were classified as <Inadequate,= with scores ranging from 31 to 40 points4below the minimum recommended for an adequate diet. The supply of fresh fruits was irregular and did not meet the minimum required frequency, and the presence of socio-biodiversity foods was limited. On the other hand, the inclusion of vegetables, leafy greens, and heme iron-rich foods was more consistent. Therefore, there is a clear need to revise the school menus to better align with PNAE guidelines, aiming to promote greater dietary diversity and improved nutritional quality. This would contribute to better student health and academic performance. It is expected that the findings of this study will support adjustments in the municipal school feeding planning process, thereby strengthening more effective public policies for school nutrition.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42929-
dc.date.accessioned2025-08-22T19:38:18Z-
dc.date.available2025-08-22-
dc.date.available2025-08-22T19:38:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectQualidade nutricionalpt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectCardápios escolarespt_BR
dc.subjectEscola – cardápiopt_BR
dc.subjectSchool feedingpt_BR
dc.subjectNutritional qualitypt_BR
dc.subjectFood securitypt_BR
dc.subjectSchool menuspt_BR
dc.subjectComedor escolarpt_BR
dc.subjectCalidad nutricionalpt_BR
dc.subjectSeguridad alimentariapt_BR
dc.subjectMenú escolarpt_BR
dc.subjectCardápio-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Erika Layane Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQualitative evaluation of school menu in a municipality in the interior of Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluación cualitativa del menú escolar en un municipio del interior de Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Erika Layane Souza. Avaliação qualitativa cardápio escolar em um município do interior do Rio Grande do Norte. 2025. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42929pt_BR
dc.description.resumenLa alimentación escolar desempeña un papel fundamental en el desarrollo de hábitos alimentarios saludables y en el rendimiento académico de los estudiantes, especialmente en contextos de vulnerabilidad social. El Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) es responsable de garantizar comidas nutricionalmente equilibradas y adaptadas a la cultura alimentaria regional, y constituye una estrategia relevante para promover la seguridad alimentaria en Brasil. Por lo tanto, el objetivo fue evaluar la calidad de los menús escolares en una escuela pública municipal ubicada en una pequeña ciudad del interior de Rio Grande do Norte, utilizando el Índice de Calidad de la Coordinación de Seguridad Alimentaria y Nutricional (IQ COSAN), desarrollado por el Fondo Nacional de Desarrollo de la Educación (FNDE). Se trata de un estudio transversal y descriptivo, cuya recolección de datos se realizó durante mayo de 2024, durante el cual se monitorearon las tres comidas diarias (merienda, almuerzo y merienda) ofrecidas a los estudiantes de la escuela. El análisis de los menús consideró criterios como la presencia de grupos de alimentos esenciales, alimentos de la sociobiodiversidad y fuentes regionales, así como la ausencia de alimentos prohibidos por la legislación vigente. Los resultados mostraron que todos los menús evaluados durante las cinco semanas analizadas recibieron la calificación de «Inadecuado», con puntuaciones entre 31 y 40 puntos, por debajo del mínimo recomendado para una dieta considerada adecuada. El suministro de fruta fresca fue irregular, sin alcanzar la frecuencia mínima requerida, y los alimentos de la sociobiodiversidad fueron poco frecuentes. Por otro lado, el suministro de verduras, hortalizas y alimentos ricos en hierro hemo fue más consistente. Por lo tanto, es necesario reformular los menús escolares para que cumplan mejor con las directrices del PNAE, promoviendo una mayor diversidad dietética y una mejor calidad nutricional, con el fin de mejorar la salud y el rendimiento académico del alumnado. Se espera que los resultados de esta investigación sirvan de base para realizar ajustes en la planificación alimentaria del sistema escolar municipal, fortaleciendo políticas públicas de alimentación escolar más efectivas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIKA LAYANE SOUZA DANTAS - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2025.pdfErika Layane Souza Dantas - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2025 367.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.