Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43619
Title: Analisando o processo avaliativo no ensino-aprendizagem.
Other Titles: Analyzing the evaluation process in teaching-learning.
Analizando el proceso de evaluación en la enseñanza-aprendizaje.
???metadata.dc.creator???: CUNHA, Alisson Matheus Nunes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Ana Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
Keywords: Ensino;Atividades avaliativas;Avaliação;Ensino aprendizagem;Formação docente;Mapas conceituais;Centro de Educação e Saúde;Education;Teacher training;Education and Health Center;Enseñanza;Formación docente;Evaluación;Enseñanza y aprendizaje;Formación docente;Mapeo conceptual;Centro de Educación y Salud;Assessment activities
Issue Date: 9-Sep-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUNHA, Alisson Matheus Nunes da. Analisando o processo avaliativo no ensino-aprendizagem. 2025. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43619
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa descreve resultados obtidos a partir de uma análise bibliográfica de 80 artigos dos últimos 30 anos com foco em avaliação no ensino aprendizagem, objetivando analisar e criticar o uso das atividades avaliativas mais convencionais, bem como aprimorar o conhecimento sobre avaliação na área de Ensino. Os dados foram coletados com uso de chave de busca e critérios baseados no método PRISMA, que se baseia na exclusão de artigos que não corroboram a pesquisa. Dos 80 artigos lidos, 18 foram selecionados para a pesquisa. Foi possível destacar nos trabalhos uma tentativa dos docentes em melhorar o processo de avaliação com metodologias alternativas como mapas conceituais, aplicativos e principalmente com feedback de atividades realizadas. Percebe-se que ainda é necessária uma formação continuada que tenha como princípio o processo de avaliação, visto que a avaliação ainda têm característica meritocrática e punitiva, não sendo uma ferramenta que faz parte de um processo de aprendizagem. Conclui-se que a avaliação no contexto educacional ainda apresenta lacunas de concepções e utilização, o que faz com que aumente a necessidade de se entender como mensurar o conhecimento dos discentes, sem ficar restrito à aplicação das atividades mais conhecidas como provas.
Abstract: This research presents results obtained from a bibliographic analysis of 80 articles from the last 30 years, focusing on assessment in teaching and learning. Its aim is to analyze and critique the use of more conventional assessment activities, as well as to enhance knowledge about assessment in the field of Education. Data were collected using search keywords and criteria based on the PRISMA method, which involves excluding articles that do not support the research. Of the 80 articles reviewed, 18 were selected for the study. The selected works revealed an effort by educators to improve the assessment process through alternative methodologies such as concept maps, apps, and especially feedback on completed activities. It is evident that ongoing professional development focused on the assessment process is still needed, given that assessment often retains a meritocratic and punitive nature, rather than serving as a tool integrated into the learning process. It is concluded that assessment in the educational context still shows gaps in both conception and implementation, highlighting the need to better understand how to measure students' knowledge without relying solely on traditional activities such as tests.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación describe los resultados obtenidos a partir de un análisis bibliográfico de 80 artículos de los últimos 30 años centrados en la evaluación en la enseñanza y el aprendizaje, con el objetivo de analizar y criticar el uso de actividades de evaluación más convencionales, así como mejorar el conocimiento sobre la evaluación en la enseñanza. Los datos se recopilaron utilizando una palabra clave de búsqueda y criterios basados ​​en el método PRISMA, que excluye los artículos que no corroboran la investigación. De los 80 artículos leídos, 18 fueron seleccionados para la investigación. Los artículos destacaron un intento por parte de los docentes de mejorar el proceso de evaluación con metodologías alternativas como mapas conceptuales, aplicaciones y, principalmente, retroalimentación sobre las actividades completadas. Es evidente que la formación continua basada en el proceso de evaluación sigue siendo necesaria, ya que la evaluación aún tiene una naturaleza meritocrática y punitiva y no es una herramienta que forme parte del proceso de aprendizaje. Se concluye que la evaluación en el contexto educativo aún presenta lagunas en su concepción y uso, lo que aumenta la necesidad de comprender cómo medir el conocimiento de los estudiantes sin restringirse a la aplicación de actividades mejor conocidas como exámenes.
Keywords: Ensino
Atividades avaliativas
Avaliação
Ensino aprendizagem
Formação docente
Mapas conceituais
Centro de Educação e Saúde
Education
Teacher training
Education and Health Center
Enseñanza
Formación docente
Evaluación
Enseñanza y aprendizaje
Formación docente
Mapeo conceptual
Centro de Educación y Salud
Assessment activities
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/43619
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALISSON MATHEUS NUNES DA CUNHA - TCC LICENCIATURA EM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2025.pdfAlisson Matheus Nunes da Cunha - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2025596.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.